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Aviação
Ser piloto de aeronave é um dos sonhos mais comuns quando se é criança, não é verdade? Com o passar do tempo e a possibilidade deste sonho se tornar realidade, passamos a entender como funciona a jornada que transforma uma pessoa em um profissional dos ares. São diversas etapas, testes e provas, que demandam estudo e muita dedicação por parte do candidato. Um dos momentos mais importantes neste processo é a prova teórica de piloto e é sobre ela que conversaremos hoje.
Descubra o que fazer para ser piloto de avião e quais as provas necessárias
Neste conteúdo vamos conhecer uma das etapas que fazem parte de todo o processo necessário para que o candidato a piloto esteja apto a voar.
Esta etapa, a prova teórica, é uma das primeiras fases que o futuro piloto precisa passar, e com louvor, para continuar toda uma caminhada rumo a tão sonhada carteira de piloto.
Vamos conhecer como ela é feita, suas exigências e, principalmente, daremos muitas dicas práticas para que você tenha sucesso nesta parte da jornada.
Estão prontos?
O curso de aviação é dividido em várias carteiras, que são chamadas de licenças.
A primeira delas é a de piloto privado, que te permite realizar voos não remunerados em monomotores.
Piloto privado X piloto comercial: qual é a diferença?
Para conseguir esta primeira licença o futuro piloto pode fazer o curso teórico, que tende a durar três ou quatro meses, e que vai te entregar conhecimentos sobre meteorologia, conhecimentos técnicos de aeronave, regulamento de tráfego aéreo, navegação de voo e teoria de voo.
Esse curso pode ser feito em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC), universidades ou escolas de aviação, e tem como objetivo proporcionar todos os conhecimentos necessários para realizar a prova teórica da ANAC com sucesso.
Como escolher um Centro de Instrução de Aviação Civil - CIAC?
A prova é realizada em agências credenciadas da ANAC espalhadas pelo país.
São feitas 20 questões sobre cada matéria de estudo e é necessário acertar ao menos 14 delas em cada, ou seja, ter 70% de aproveitamento. O candidato dispõe de 3h para responder todas as questões.
Passar na prova teórica é um dos primeiros grandes desafios para se tornar um piloto de aeronave, e ela deve ser encarada exatamente assim: como um desafio, algo difícil, porém alcançável. É um obstáculo que qualquer um que estudou e se preparou pode ultrapassar.
Para isso, é preciso muito estudo, dedicação, disciplina e foco.
A partir de agora veremos algumas estratégias produtivas que podem auxiliar qualquer candidato para que seja bem-sucedido nesta etapa.
Não tem por onde fugir, o caminho que leva qualquer pessoa à tão sonhada licença de piloto é o do estudo.
É preciso muita dedicação aos estudos, pois somente adquirindo os conhecimentos teóricos necessários é possível passar pela fase da prova teórica.
É especialmente importante estudar com antecedência, construindo um cronograma de estudos meses antes da realização da prova, com conteúdos gerais e mais específicos sobre a aviação.
Um investimento que vale muito a pena neste momento é no curso de piloto privado, que prepara também para a prova teórica da ANAC.
Durante o curso de Piloto Privado da Fly Eagle, o aluno será preparado para realização do exame teórico da ANAC e receberá informações necessárias que servirão de base para realizar atividades de voo com segurança.
Além disso, no curso são ministradas as disciplinas A Aviação Civil, Regulamentação da Aviação Civil, Segurança de Voo, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Navegação.
Uma das lógicas mais usadas em cursos preparatórios para concursos e vestibulares é a lógica do simulado, que reproduz provas antigas e simula questões de possíveis futuras provas.
Procure fazer quantos simulados forem possíveis, pois esta prática vai te deixar muito familiarizado com o formato da prova, e assim você não será pego de surpresa quando chegar o derradeiro momento de realizá-la.
É preciso conhecer todas as particularidades das provas dadas anteriormente, como por exemplo, as chamadas pegadinhas, questões aparentemente simples, mas que guardam algum elemento surpresa que somente pessoas muito atentas conseguirão perceber.
É importante ter em mente que os profissionais que criam as provas teóricas desejam que os candidatos tenham total capacidade de entendimento, compreensão e foco nas questões.
Por isso é imprescindível analisar minuciosamente todos os enunciados, pois muitas vezes uma falha no entendimento abre brecha para que falhas futuras ocorram, colocando em risco a vida de muitas outras pessoas.
Pode soar estranho, mas, sim, uma das dicas mais produtivas para ser bem-sucedido na prova teórica de piloto é conversar com pessoas que já realizaram a prova teórica da ANAC e tirar dúvidas sobre todas as etapas do processo.
O ideal é deixar a vergonha de lado, perguntar tudo aquilo que achar relevante e se preparar para absorver todas as informações passadas, que vão desde a experiência pessoal de cada um, até dicas de questões e de como desenvolver linhas de raciocínio mais lógicas e adequadas.
O networking pode ser feito com professores, profissionais e com outros colegas que já passaram pela prova.
Pode parecer uma dica motivacional, mas não é.
Para quem pretende realizar a prova teórica de piloto, é crucial organizar a rotina de estudos, de vida e se preparar com muito foco, sem distrações e com um objetivo em mente: passar na prova.
É preciso entender que a sua vida profissional depende do sucesso nesta prova, ou seja, não há problema em se dedicar integralmente por um tempo para passar por este desafio e alcançar este objetivo.
Evidentemente, não é necessário carregar um peso demasiado, pois um comportamento assim pode atrapalhar mais do que ajudar, causando estresse e nervosismo excessivos.
O antídoto para o nervosismo é focar na organização, criar uma rotina de estudos e ser disciplinado, como muito foco, motivação e organização.
Na hora da prova a organização também é fundamental para administrar o tempo disponível para concluí-la. Para muitos, a melhor forma de otimizar esse tempo, é resolver antes as questões das matérias que têm mais facilidade.
É importante salientar que essa organização é individual e o que funciona bem para um, pode não funcionar para o outro. Por isso é recomendado que os candidatos realizem simulados cronometrados, nos quais é possível simular de fato a situação da prova e, assim, descobrir qual o melhor roteiro a seguir na hora da prova real.
Quais habilidades um piloto de avião precisa ter?
Ao seguir estes passos, o candidato com certeza terá muito mais condições de absorver todos os conhecimentos necessários para se dar bem na prova teórica da ANAC.
No conteúdo de hoje vimos como é importante estar preparado para passar por uma das primeiras e mais relevantes etapas para se chegar à tão desejada licença de piloto de aeronave.
Vimos que a preparação é fundamental para que a prova seja somente mais um objetivo a ser alcançado e não um bicho de sete cabeças.
Comece a estudar e boa sorte na prova!