Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra o que fazer para ser piloto de avião e quais as provas necessárias (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra o que fazer para ser piloto de avião e quais as provas necessárias (Versão Mobile)

Aviação

Descubra o que fazer para ser piloto de avião e quais as provas necessárias

Não há nada mais fascinante neste universo que sobrevoar um céu azul rumo a uma nova cidade, estado ou país, não é verdade? Talvez por isso que piloto de avião seja uma das profissões mais sonhadas e desejadas. E por estar no imaginário de todos, de crianças a idosos, fica a pergunta: o que fazer para ser um piloto de avião profissional?

Hoje vamos responder esta questão, mostrando um passo a passo de como se tornar um piloto de avião, quais são as provas necessárias para que este sonho se torne realidade, e vamos conhecer um pouco mais desta profissão tão bonita e importante.

Vamos lá?

O que faz um piloto de avião?


Se você acredita que a única função de um piloto é voar, então você está muito enganado. Ele é o responsável por toda engrenagem que permite que um vôo seja bem sucedido, e isso inclui responsabilidades como:

            • Planejar o vôo minuciosamente, analisando as condições meteorológicas, planos de vôo e documentos necessários;
            • Verificar a aeronave antes de cada decolagem;
            • Calcular o combustível necessário para o trajeto;
            • Garantir que o peso da carga não exceda os limites da aeronave;
            • Comunicar aos controladores de tráfego aéreo todas as atualizações sobre a posição da aeronave, dentre outras ações.

            Além disso, o piloto deve estar preparado para tomar decisões rápidas e assertivas durante situações de emergência, como falhas no motor, condições meteorológicas ruins, situações médicas pessoas a bordo, problemas técnicos, entre outros.


            É muito difícil se tornar um piloto de avião?


            Essa é uma das perguntas mais comuns, e a resposta pode surpreender. 

            Sim, ser um piloto de avião demanda muito estudo, teórico e prático, além de investimento, dedicação, foco e disciplina, porém realizar o sonho de ser piloto não é impossível.

            Do ponto de vista burocrático, estes são os requisitos básicos para começar:

            Do ponto de vista pessoal, o piloto ainda deve manter um estado físico e mental adequado. Isso envolve a realização de exames médicos periódicos para confirmar sua aptidão para voar, além de cumprir as regulamentações e diretrizes da aviação, incluindo os limites estabelecidos para horas de voo e períodos de descanso.


            Quais são os passos necessários para se tornar um piloto de avião?


            A jornada para se tornar um piloto é dividida em diferentes etapas de certificação, as chamadas licenças, que mudam de acordo com o nível profissional e o cargo que o aviador deseja desempenhar. A primeira certificação, que seria a base para outras, é a de piloto privado, e para se chegar neste nível o candidato deve seguir estes seguintes passos: 


            Parte teórica

            O caminho para se tornar um piloto começa com a parte teórica do curso, que tende a durar três ou quatro meses, e que vai te entregar conhecimentos sobre meteorologia, conhecimentos técnicos de aeronave, regulamento de tráfego aéreo, navegação de voo e teoria de voo. Esse curso pode ser feito em aeroclubes, universidades ou escolas de aviação.

            Quer começar agora? Acesse agora mesmo a aba “cursos” e confira nossas próximas turmas.


            Banca

            Conhecimento teórico adquirido, chegou a hora de você aplicá-lo em uma prova realizada pela ANAC. A banca é realizada em agências credenciadas da ANAC espalhadas pelo país. São feitas 20 questões sobre cada matéria de estudo e você precisa acertar ao menos 14 delas em cada.

            Passando com sucesso por esta fase, o seu nome estará na ANAC como aprovado para começar as horas práticas que são as horas de vôo.


            CMA

            Para começar a voar é necessário o CMA, que já falamos aqui. O exame tem validade de 5 anos e nele são testados a sua visão, audição, capacidade psicológica, neurológica, cardiológica e tudo o mais. Esse exame é feito em clínicas credenciadas da ANAC pelo Brasil.


            Prática

            Passando por estas etapas você poderá começar as horas de vôos. São 40 horas de voos, no mínimo, que poderão ser prolongadas se houver necessidade. A parte prática é realizada em escolas de aviação ou aeroclubes.    

            Terminando as 40 horas, e feito o voo teste com sucesso, você recebe a licença de piloto privado de avião, que te permite fazer voos não remunerados em monomotores e também ir ao próximo passo dentro do processo para se tornar um piloto de avião profissional.


            Se tornando um piloto comercial


            Esta licença é o próximo passo na carreira de um piloto, habilitando o profissional para voar com aeronaves com fins comerciais, sendo pago para transportar passageiros ou carga. 

            Para conseguir essa licença, as dificuldades, teóricas e práticas, serão muito maiores. É preciso voltar a estudar a teoria, só que agora com o foco em assuntos ainda mais específicos.

            Além disso, são necessárias mais 110 horas de voo, além da obrigatoriedade de se passar por um check-out, onde o candidato terá todas as habilidades comprovadas por um checador homologado pela ANAC.


            Conclusão

            Se o seu sonho, desejo ou objetivo de vida é ser um piloto de avião, então você certamente sai deste artigo com todas as informações importantes para se transformar em um, seja privado ou comercial.

            As etapas são muitas e o caminho exige o máximo de dedicação e comprometimento. Mas, ainda assim, se tornar um piloto não é impossível, basta ter coragem para começar, vontade para aprender, e perfil, para se adequar às responsabilidades e obrigações que um piloto possui.   

            O caminho pode ser difícil, mas o voo vale muito a pena. E o destino, isso podemos dizer com tranquilidade que é fascinante! 

            O que você ainda está esperando? Acesse a aba “cursos” e confira a data das nossas próximas turmas!

            Assine nosso newsletter