Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Entenda o que é ANAC e porque ela é tão importante (Versão Desktop) Banner do artigo Entenda o que é ANAC e porque ela é tão importante (Versão Mobile)

Aviação

Entenda o que é ANAC e porque ela é tão importante

Viajar de avião é uma das experiências mais emocionantes, prazerosas e funcionais que existem, não é verdade? O que talvez vocês não saibam é que por trás de um simples voo entre cidades há todo um sistema de gerenciamento e planejamento que garante a segurança e o sucesso de todas as viagens aéreas no Brasil. E quem está à frente de todo esse trabalho é a ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. 

Neste conteúdo vamos conhecer mais de perto essa agência reguladora que é responsável por uma série de ações que buscam proporcionar segurança, confiança, organização e agilidade ao nosso tráfego aéreo. 

Vamos entender também a importância que a sua existência tem para a nossa aviação civil, mostrando como ela regula, fiscaliza e supervisiona o nosso espaço aéreo. Vamos começar?


O que é a ANAC?

ANAC é a Agência Nacional de Aviação Civil, criada em 2005, através da lei 11.182. Ela foi criada para substituir a antiga DAC, Departamento de Aviação Civil, começando a atuar no ano seguinte, 2006.

Nestes quase 20 anos de existência esta autarquia federal tem atuado como agência reguladora, que fiscaliza e supervisiona as atividades relacionadas à aviação civil no país, além das atividades relacionadas à infraestrutura aeronáutica e aeroportuária.

Podemos dizer que cada protocolo, norma ou regra existente nas companhias aéreas é concebido e planejado pela ANAC, que também define todos os direitos e deveres que nós, passageiros, temos a partir do momento em que compramos uma passagem aérea até o desembarque, além, claro, de todo o processo pós viagem, caso necessário.


Qual a função da ANAC?

São muitas as funções da ANAC, e estas funções visam garantir desde a segurança de um simples voo até os interesses de nosso país em acordos e negociações internacionais envolvendo o transporte aéreo.

Mas podemos destacar algumas funções bem estratégicas:

  • Ela fiscaliza os serviços aéreos e de infraestrutura aeroportuária no Brasil;

  • Ela representa os interesses do país nos órgãos de aviação internacionais em acordos e negociações sobre transporte aéreo;

  • Ela estabelece as normas de segurança para os ambientes aeroportuários;

  • Ela quem certifica as licenças e habilitações dos profissionais do setor de aviação;

  • Ela quem define o regime tarifário que recai sobre os serviços aéreos;    

  • Ela quem direciona esforços para melhorar a qualidade dos serviços de todos os setores que envolvem a aviação civil;

  • Ela quem aprova os planos diretores dos aeroportos;

  • Ela quem aplica as multas quando não há o cumprimento das normas do setor;

  • Ela quem emite certificados de aeronavegabilidade.

Já deu para perceber que a ANAC possui bastante funções dentro do espaço aéreo brasileiro, não? Todas estas ações de responsabilidade da agência demandam uma estrutura razoável e eficiente, não é verdade?


Como se estrutura a ANAC?

Dentro da ANAC há toda uma estrutura que auxilia as ações de responsabilidade do órgão, e que são, pelas siglas, autoexplicativas de suas funções.

Vamos entender isso melhor agora:

As superintendências:

  • SAF - Superintendência de Administração e Finanças;

  • SAR - Superintendência de aeronavegabilidade;

  • SGP - Superintendência de Gestão de Pessoas;

  • SIA - Superintendência de infraestrutura aeroportuária;

  • SFI - Superintendência de Ação Fiscal;

  • SPO - Superintendência de Padrões Operacionais;

  • SAS - Superintendência de Acompanhamento de Serviços Aéreos;

  • STI - Superintendência de Tecnologia da Informação;

  • SPI - Superintendência de Planejamento Institucional.

As gerências da ANAC:

É subordinada à ANAC, e tem por atribuição executar diretamente ou assegurar a execução das atividades relacionadas com a aviação civil, em sua área de jurisdição.

Existem 7 gerências no país:

  1. Belém;

  2. Recife;

  3. Rio de Janeiro;

  4. São Paulo;

  5. Porto Alegre;

  6. Brasília;

  7. Manaus.



Qual a importância da ANAC para o sistema aéreo brasileiro?

Entender a importância da ANAC para o nosso espaço aéreo é entender como um sistema aéreo seguro, organizado e fluído é essencial para uma sociedade como a nossa, que consome muito o serviço de transporte aéreo.

O estabelecimento de regras e normas é essencial para a criação de um sistema de transporte aéreo seguro e bem planejado, que vai, direta e indiretamente, proporcionar uma maior tranquilidade para todos nós, passageiros.

Além disso, é através da ANAC que podemos reclamar, denunciar abusos e omissões, além do descumprimento de regras no setor. 

Ter uma experiência negativa ou traumática dentro do transporte aéreo no Brasil já é algo ruim, imagina se não pudéssemos sequer correr atrás de nossos direitos e buscar reparações? 

Ou seja, podemos definir a importância da ANAC a partir dessas atribuições que ela possui:

  • É ela quem vai te auxiliar em casos de cancelamentos de voos, atrasos, bagagens extraviadas e outras situações relacionadas ao voo; 

  • É ela quem vai definir todas as regras, protocolos e normas de conduta que devem ser respeitados por todos, profissionais da aviação civil, e passageiros no geral;  

  • Ela quem vai definir as normas de segurança, que vão, de várias formas, garantir a nossa segurança e tranquilidade ao pegar um voo para qualquer lugar. Sabemos que viajar de avião ainda desperta grande medo em muitas pessoas, então ter uma agência que promova a segurança aérea é de fundamental importância para um país;

  • A ANAC é a responsável, em último caso, por toda a nossa experiência no transporte aéreo, que precisa estar sempre de acordo com todas as regras e normas vigentes. Ela é, e precisa ser, a grande parceira de todos os passageiros em nossos voos. 



Conclusão

Hoje conhecemos a fundo um dos órgãos mais importantes e estratégicos do Brasil. A ANAC, que cuida de nosso espaço aéreo, tem muitas funções, e todas elas visam garantir uma das coisas mais necessárias para nós: a segurança e a tranquilidade de um voo e de nosso espaço aéreo como um todo.

Para isso ela conta com uma estrutura razoável de superintendências e gerências, que vimos aqui.

Entendemos também o porquê de sua importância ser ímpar, afinal de contas, é de seu trabalho eficiente e bem feito que toda a aviação civil no Brasil depende.

Quer entender mais sobre as regras de aviação, sobre a profissão de comissário ou piloto? Acesse agora mesmo nossos outros conteúdos do blog aqui no site e nos acompanhe nas redes sociais!

Assine nosso newsletter