Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Quais habilidades um piloto de avião precisa ter? (Versão Desktop) Banner do artigo Quais habilidades um piloto de avião precisa ter? (Versão Mobile)

Aviação

Quais habilidades um piloto de avião precisa ter?

É natural, ao escolher uma profissão, buscar entender todos os pré-requisitos necessários para desenvolver bem aquele trabalho. Qual o perfil que aquela função exige? Quais as qualidades obrigatórias para exercer bem esta atividade? Quem deseja ser piloto de avião também faz todos estes questionamentos, e entender bem cedo todas as habilidades e características que a profissão demanda é fundamental para que você tenha mais chances de ter sucesso como um aviador.

Neste conteúdo vamos conhecer detalhadamente todas as habilidades que o piloto de aeronave precisa ter para ser bem sucedido na profissão.

Além disso, vamos conhecer todos os cursos e áreas de conhecimento que podem ajudar o piloto de aeronave a ser cada vez melhor no exercício da função.

Aqui na Fly Eagle oferecemos cursos teóricos e práticos para futuros pilotos e temos o maior prazer em fazer parte da sua jornada e te auxiliar em diversos momentos essenciais para uma boa formação em piloto de aeronave.  

Vamos começar?


O que precisa para ser um piloto de aeronave?

Antes de falarmos das habilidades necessárias, vamos entender todo o processo técnico e burocrático para que alguém consiga obter toda a formação em piloto de avião.

Do ponto de vista mais burocrático, estes são os requisitos básicos:

  • Ter o ensino médio completo;

  • Ter mais de 18 anos de idade;

  • Realizar o exame médico para obter o CMA (Certificado médico aeronáutico).

Depois do exame o candidato parte para a parte do estudo teórico, e nesse momento ele tem três opções para se preparar para a prova teórica da ANAC: 

  1. Ele pode estudar sozinho;

  2. Ele pode fazer um curso online;

  3. Ele pode fazer um curso presencial.

Um curso teórico em uma boa escola de aviação tende a durar três ou quatro meses, e vai te entregar conhecimentos sobre meteorologia, conhecimentos técnicos de aeronave, regulamento de tráfego aéreo, navegação de voo e teoria de voo. 

Esse curso pode ser feito também em aeroclubes e universidades.

Logo após é realizada a prova teórica, com 20 questões sobre cada matéria, sendo que o candidato precisa acertar ao menos 14 delas em cada.

O passo seguinte são as horas de voo, a parte prática. São necessárias ao menos 40 horas de voo que podem ser feitas em escolas de aviação ou aeroclubes.

Tudo dando certo e você passando no teste de voo, os caminhos já se abrem, pois já é liberada a licença de piloto privado de avião, que te permite fazer voos não remunerados em monomotores.

Você também está preparado para ir ao próximo passo dentro do processo para se tornar um piloto de avião profissional. 

São mais estudos teóricos, mais horas de voos e mais provas até chegar a tão sonhada credencial de piloto comercial.


Quais habilidades um piloto de avião precisa ter?

Mas você deve estar se perguntando: quais seriam as habilidades necessárias para ser um piloto de avião?

São muitas as qualidades, técnicas e comportamentos, que uma companhia de aviação, por exemplo, busca antes de contratar um piloto de avião. 

Vamos conhecer:

  • Inteligência emocional:

Esta é uma habilidade comportamental essencial para quem deseja estar à frente de uma aeronave, transportando pessoas ou cargas. O piloto de avião precisa ter equilíbrio para realizar sempre a melhor tomada de decisão, independente do grau de perigo.

É fundamental ter controle emocional, equilíbrio mental e usar sempre a técnica e a razão na tomada de decisões.

  • Ter uma boa formação:

Uma das partes mais estratégicas para a sua formação em piloto de avião consiste em escolher bem os lugares que você irá estudar, adquirir conhecimento e aumentar a bagagem teórica e prática. 

É fundamental escolher boas escolas de aviação e ter uma boa formação técnica, pois qualquer empresa de aviação vai checar todas essas informações antes de contratar um piloto.

Aqui na Fly Eagle oferecemos cursos teóricos na Unidade Maringá-PR e práticos, nas Unidades de Maringá-PR e Cuiabá-MT.

  • Saber outro idioma:

É impossível pensar em um futuro de sucesso na carreira de piloto sem imaginar a fluência, ou ao menos ter um nível bem avançado de outro idioma.

E por mais que alguns cursos de aviação introduzem o inglês técnico, é muito importante investir em cursos extras de outras línguas, sobretudo o inglês.

  • Ser assertivo:

O piloto de avião precisa ser uma pessoa com a habilidade de se comunicar bem, de forma direta, clara, firme, além de saber escutar todas as pessoas de seu entorno, principalmente a sua tripulação.

É preciso desde cedo exercitar essas habilidades, pois a função de piloto demanda muita responsabilidade com vidas, e por isso cada decisão precisa ser tomada a partir de uma série de cuidados.

  • Gostar de estudar:

Se você não gostar de estudar dificilmente vai conseguir chegar ao fim de uma formação teórica e técnica para piloto de avião. 

E para quem acha que o estudo termina quando a formação é concluída, um aviso: é o contrário.

O piloto deve ser sempre um estudioso e buscar a todo momento se aperfeiçoar, com novos cursos, novos estudos, novos conhecimentos. 

É preciso investir sempre em conhecimentos técnicos, práticos, e ter muita sede de saber. Com esta qualidade as chances de sucesso na área de aviação civil aumentam bastante.

  • Dedicação, foco e disciplina:

Essas habilidades são essenciais para que um piloto de avião consiga fazer grandes voos na carreira.

Ser piloto de aeronave demanda muita disciplina, dedicação e foco, e a perda de uma destas qualidades, nem que seja por poucos momentos, pode prejudicar muito a jornada profissional do piloto, bem como pode colocar em risco outras pessoas que dependem de você.

  • Ter senso de responsabilidade:

Não que outras profissões não demandem responsabilidade, mas o piloto de avião precisa ter em mente que a falta de responsabilidade inviabiliza por completo a profissão, porque ela coloca dezenas, centenas e milhares de pessoas por dia em risco.

Se você tem o objetivo de ser um piloto de aeronave, entenda que não há muitas brechas para falta de responsabilidade e por isso essa habilidade deve ser exercitada todos os dias.

Conclusão

Ser piloto de avião é uma profissão que tem exigências e pré-requisitos como qualquer outra, mas é evidente que há algumas habilidades específicas da área.

É impossível pensar na figura do piloto sendo alguém negligente, mal-educado, irresponsável ou sem inteligência emocional alguma. Talvez essa ideia só funcione mesmo em filmes de ficção de tempos atrás.

Um piloto atual precisa investir muito em conhecimento e neste sentido é fundamental saber escolher quem estará contigo nesta jornada.

A Fly Eagle é formada por instrutores, experientes e apaixonados, que terão o maior prazer em compartilhar suas habilidades, tudo em benefício dos nossos alunos.

Gostou do conteúdo? Então continue lendo outros artigos sobre a jornada do piloto.

Se interessou pela nossa escola de aviação? Entre em contato conosco por aqui

Assine nosso newsletter