Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Piloto privado X piloto comercial: qual é a diferença? (Versão Desktop) Banner do artigo Piloto privado X piloto comercial: qual é a diferença? (Versão Mobile)

Aviação

Piloto privado X piloto comercial: qual é a diferença?

Com certeza você já ouviu aquela frase afirmando que pilotar um avião é tarefa para poucos. De fato, ser um piloto demanda estudo, investimento, além de muita coragem para começar essa jornada. O caminho pode ser longo e custoso, mas também pode ser encurtado, dependendo do objetivo e, principalmente, da licença escolhida. É nesse momento que podemos conhecer mais de perto as diferenças entre as licenças de piloto privado e de piloto comercial.

São várias as etapas necessárias para se transformar em um piloto de avião e neste conteúdo vamos conhecer quais são e como estas fases se diferenciam, a depender do seu interesse ou objetivo. Vamos começar?


O que é a licença de piloto privado?


Como já falamos, existe todo um caminho que precisa ser percorrido para chegar ao tão sonhado objetivo de ser um piloto de avião. O primeiro passo deste processo é adquirir a licença para piloto privado.

Essa licença permite que você voe em aviões monomotores, em voos visuais e sobretudo, que não seja remunerado pela atividade exercida.

Se o seu objetivo é somente voar por hobby, em situações favoráveis e em aeronaves pequenas, então a licença de piloto privado irá te contemplar por completo.

Caso deseje seguir em frente e aumentar as possibilidades de voos, há alguns caminhos que podem ser percorridos: o primeiro é o de buscar novas habilitações, que são diferentes de licenças, e o segundo é você adquirir a licença de piloto comercial, que veremos a seguir.      


O que é a licença de piloto comercial?


Vamos imaginar que você já possua a licença de piloto privado, mas quer se profissionalizar e atuar no mercado como piloto de avião. Desta forma, o passo seguinte será o de adquirir a licença de piloto comercial.

A principal diferença entre as duas é exatamente esta que já falamos: como piloto comercial você poderá ser remunerado pela atividade. Além disso, essa licença permite o voo em condições metereológicas desfavoráveis, com uso de instrumentos de bordo.


Diferenças para conseguir a licença de piloto privado e piloto comercial


Fica mais evidente que os processos para adquirir as licenças de piloto privado e comercial são diferentes. 

Vamos entender essas distinções agora, mas desde já devemos destacar que para ter a licença de piloto comercial é necessário possuir a de privado. 


Pré-requisitos para licença de piloto privado

  • Ter o ensino médio completo;

  • Ter mais de 18 anos;

  • Realizar o exame médico para obter o CMA (Certificado médico aeronáutico);

  • Realizar um curso teórico;

  • Passar pela prova teórica, realizada em agências credenciadas da ANAC espalhadas pelo país. São feitas 20 questões sobre cinco matérias de estudo e você precisa acertar ao menos 70% das questões em cada matéria;

  • Ter ao menos 40 horas de voo, feitas normalmente em aeroclubes e escolas de aviação, e passar pelo voo teste.



Pré-requisitos para licença de piloto comercial

  • Ter o CMA de 1ª classe ou superior. O exame médico deve ser feito em clínicas credenciados pela ANAC;

  • Concluir, com aproveitamento, curso teórico de piloto comercial de avião, aprovado pela ANAC;

  • Passar pelo exame teórico da ANAC;

  • Ter mais 110 horas de vôo, além das 40 horas iniciais;

  • Ser aprovado em exame de proficiência, que avalia o conhecimento prático e as habilidades do candidato. 


Piloto privado X piloto comercial: o que escolher?


Responder esta pergunta requer muito conhecimento sobre quais são, de fato, os seus objetivos enquanto piloto de avião.

  • Piloto privado x hobby

Se o seu interesse é voar por hobby, e em pequenas aeronaves, suas ou de terceiros, em situações bem específicas de tempo e, principalmente, sem ser remunerado, então a licença de piloto privado já é suficiente para que você tenha a experiência de voo que deseja.

  • Piloto comercial x profissão

Mas se você pensa em um plano de carreira, e principalmente, na possibilidade de ser remunerado, ou seja, de transformar a pilotagem em uma profissão, então será necessário um investimento maior, muito mais estudo, foco, disciplina e uma licença de piloto comercial.

Outro modo de responder esta pergunta foca no quanto de conhecimento você pretende agregar com estudos e cursos.

Para adquirir a licença de piloto privado os conhecimentos necessários são menos específicos, suficientes para garantir a segurança de voo em situações visuais, com as condições meteorológicas favoráveis. 

O processo que envolve adquirir a licença de piloto comercial demanda muito mais estudo e conhecimento, agora focando em assuntos ainda mais específicos e aprofundados, para garantir, por exemplo, que o piloto consiga voar em condições climáticas desfavoráveis, utilizando instrumentos a bordo.


Conclusão

Ficou claro que as grandes diferenças que separam a licença de piloto privado com a de piloto comercial residem na questão financeira e nos tipos de vôos permitidos.

A licença de piloto privado não permite que você seja remunerado pela atividade, restringindo tão somente a voos esportivos ou por hobby. 

Além disso, ela só libera voos em condições meteorológicas favoráveis, os chamados voos visuais. Já a licença de piloto comercial permite que você seja remunerado pela atividade, transformando o que é hobby em uma das mais fascinantes profissões. E também permite que o piloto consiga voar em condições climáticas desfavoráveis, utilizando os instrumentos de bordo.

Independente da licença escolhida e conquistada, uma coisa é certa: em ambos os casos o sonho de voar se transforma em realidade!

E você, o que falta para começar essa jornada mágica em busca da licença para voar? Confira agora mesmo os nossos cursos na aba “cursos” aqui no nosso site!


Assine nosso newsletter