Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Piloto de Avião ou Piloto de Helicóptero: qual curso escolher? (Versão Desktop) Banner do artigo Piloto de Avião ou Piloto de Helicóptero: qual curso escolher? (Versão Mobile)

Aviação

Piloto de Avião ou Piloto de Helicóptero: qual curso escolher?

Não resta dúvida que ser piloto aéreo é uma das profissões mais fascinantes que existe. Para quem observa de longe, talvez seja indiferente o tipo de aeronave escolhida para pilotar, mas quem deseja seguir a carreira de profissional dos ares com certeza já deve ter se questionado: qual o melhor caminho a seguir, ser piloto de avião ou ser piloto de helicóptero? Na hora de escolher o curso preparatório esta pergunta precisa estar acompanhada de uma boa resposta. 

Neste conteúdo vamos entender quais são as semelhanças e quais são as diferenças entre estas duas perspectivas profissionais.

Vamos entender como anda o mercado, a faixa salarial, e principalmente, perceber que a escolha certa vai ser consequência de seus interesses pessoais e profissionais, além de um alinhamento com o seu perfil.

Só depois destas observações que teremos uma base maior de informações para saber qual o curso mais adequado para as suas necessidades, se de piloto de avião ou de piloto de helicóptero.

Independente do curso escolhido, uma coisa é certa: é imprescindível escolher bem o lugar para realizar o seu curso preparatório.

Aqui na Fly Eagle oferecemos cursos teóricos e práticos, tendo como compromisso fornecer a melhor formação. Estão prontos?


Piloto de avião ou de helicóptero?

Este é o questionamento que vai dar o pontapé inicial para a realização do sonho de ser piloto de aeronave. 

Quem o faz certamente está com dúvidas, e essa é uma situação menos comum, pois no geral o futuro piloto já chega nesta fase do processo sabendo exatamente qual curso preparatório deseja fazer e qual a carreira que deseja seguir. 

Não que estes dois caminhos sejam excludentes, pois o profissional pode obter as carteiras de piloto de avião e também a de piloto de helicóptero. 

Mas caso haja esta dúvida, uma das possibilidades é que você faça um voo de incentivo em ambas as aeronaves, antes de escolher o curso para dar seguimento ao sonho. 

Nestes voos há grandes chances de você se identificar mais com uma das possibilidades e encontrar a resposta para a importante pergunta.


Como anda o mercado de trabalho para piloto de avião e de helicóptero?

É normal que antes de seguir o caminho que leva o futuro piloto para os ares ele busque entender as perspectivas de mercado que cada uma das opções oferece.

No geral, quem deseja ser piloto de avião tem como grande projeto profissional ser piloto comercial de uma companhia aérea. Neste sentido, o mercado para piloto de avião está aquecido, principalmente depois de um período de enorme dificuldade por conta da pandemia. 

As companhias aéreas precisaram demitir, se readequar ao momento e hoje estão voltando à normalidade, contratando e reavendo seus quadros de pilotos, além de estarem ganhando novos espaços no mercado nacional e internacional.

Há também uma demanda global por pilotos, que estão sendo disputados por empresas de todo o mundo. 

As grandes companhias, que operam por todo o mundo, já anunciaram um plano ambicioso de novas contratações para 2024.

Claro que este cenário está longe do alcance de alguém que ainda busca o curso preparatório, mas é importante pontuar o atual momento da aviação civil.

O mercado para piloto de helicóptero também está promissor. 

Há uma demanda que promete aumentar bastante nos próximos anos, seja para piloto de táxi aéreo, piloto de offshore, que trabalha para grandes empresas, piloto executivo, dentre outras opções.


A projeção salarial de um piloto de avião e de um piloto de helicóptero

Outro ponto levado em consideração é a projeção salarial que as opções oferecem para um piloto em início de carreira e para pilotos já consolidados no mercado.

Um piloto de avião comercial, por exemplo, pode ganhar em início de carreira um salário final que gira em torno de 10 mil a 15 mil reais em média. 

Entretanto, com o tempo e a experiência acumulada este valor tende a aumentar, chegando a dobrar.

Quem pretende ser piloto de avião executivo vai trilhar um caminho parecido em termos salariais. 

O piloto em fase inicial de carreira pode ganhar entre 7 mil e 12 mil reais, e o mais experiente tende a dobrar este valor.

O piloto de helicóptero, com as suas diversas demandas, também se insere dentro desta política salarial mais tradicional, onde o piloto em início de carreira recebe uma média que tende a dobrar com o passar dos anos e a evolução da carreira.

No geral, um piloto de helicóptero iniciante recebe por volta de 6 mil, podendo chegar a 10 mil reais.

E com a experiência acumulada este valor tende a aumentar bastante, até mesmo dobrar.


Qual curso escolher? 

Não há uma resposta objetivamente clara para esta pergunta.

Vimos que ambos os mercados estão aquecidos e que a projeção salarial é boa para as duas escolhas.

O mercado que envolve o piloto de avião comercial é mais desejado por futuros profissionais, mas é também muito mais desafiador chegar a uma companhia aérea e se consolidar na função de piloto.

É preciso entender o seu perfil pessoal, e analisar todo o planejamento de carreira imaginado para o resto da vida.

Os cursos preparatórios para piloto de avião e para piloto de helicóptero partem das mesmas atividades, que são teóricas e práticas, mudando as abordagens técnicas e de legislação.


Conclusão

Escolher entre pilotar um avião ou pilotar um helicóptero não é tarefa das mais fáceis, já que as duas experiências são ricas e podem oferecer grandes ganhos, seja em termos financeiros, seja em termos de jornada pessoal de vida.

Se você tem um espírito mais aventureiro, que pretende conhecer o mundo, novos lugares, culturas e pessoas, então pilotar avião para uma companhia aérea tende a ser a escolha mais adequada.

Já a rotina do piloto de helicóptero tende a ser mais previsível se o profissional seguir somente uma linha de trabalho.

Ou seja, independente da aeronave escolhida para pilotar, o que é imprescindível para ter um futuro promissor na profissão é escolher bem os profissionais que irão te guiar para este mundo fascinante da aviação.

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre o universo da aviação.

Pretende ser piloto? Entre em contato conosco e saiba mais informações.

A Fly Eagle é a sua porta de entrada para o emocionante mundo da aviação, onde os sonhos decolam rumo ao sucesso.

Assine nosso newsletter