Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Quanto custa o curso de piloto privado de avião? (Versão Desktop) Banner do artigo Quanto custa o curso de piloto privado de avião? (Versão Mobile)

Aviação

Quanto custa o curso de piloto privado de avião?

Quem tem como objetivo profissional se tornar piloto de aeronave sabe que são muitos os desafios que precisam ser superados até chegar ao destino final, que é a formação concluída e a licença para voar concedida. É preciso determinação, disciplina, foco e um investimento financeiro considerável, e quanto a este último ponto, a curiosidade se apresenta sempre com a mesma pergunta: quanto custa o curso de piloto privado de avião?  

Neste conteúdo vamos entender detalhadamente como são as etapas que uma pessoa precisa passar para alcançar o tão desejado objetivo de se tornar um piloto de avião privado.

Conheceremos os valores estimados de cada parte do processo e ao final, vamos compreender que para quem deseja pilotar aeronaves como profissão o investimento é imprescindível, necessário e vale muito a pena.

É preciso, no entanto, saber escolher as empresas que estarão contigo em toda esta jornada fantástica em busca do sonho de ser um profissional dos ares.

A Fly Eagle conta com profissionais experientes, estrutura avançada e o compromisso em oferecer o melhor suporte para todos que desejam ser pilotos de aeronaves. Vamos começar?


Por que ser um piloto de aeronave? 

Esta é uma pergunta que todo mundo decide fazer quando escolhe uma profissão. 

Querer ser piloto de avião está no nosso imaginário desde a infância, quando sonhamos em voar e trabalhar sendo piloto ou astronauta.

Quando crescemos e analisamos mais racionalmente as coisas, passamos a entender os altos e baixos de cada profissão e então muitas vezes mudamos de ideia.

Quem quer ser piloto de avião tem como motivos mais gerais o salário, acima da média, a aventura em trabalhar no céu, a importância em estar à frente de uma função estratégica para a sociedade, e também a jornada, que envolve conhecer novos lugares, estados, países, culturas, pessoas e enriquecer por demais a bagagem de vida de cada um de nós.

Todos esses ganhos futuros que a profissão de piloto de aeronave proporciona têm um custo, obviamente. E é sobre este custo que falaremos agora.


As etapas para se tornar um piloto privado 

Quem tem como objetivo ser um piloto privado de avião deve passar por estas etapas:

  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

O CMA (certificado médico aeronáutico) é emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) depois da realização de um exame de saúde pericial (ESP) em tripulantes.

Esse exame pode ser feito por médicos e por clínicas credenciadas pela própria ANAC e tem como objetivo certificar a aptidão física e mental do tripulante conforme o exercício de cada função.

Isso acontece para reduzir ao máximo as chances de se colocar riscos à segurança do voo por conta de problemas de saúde.  

Vale o destaque de que este documento possui validade específica de acordo com a classe, a função, a idade e possíveis condições médicas.

  • Curso Teórico de Piloto Privado

O curso teórico para piloto privado é de fato o primeiro passo concreto para que você consiga alcançar o objetivo de pilotar. Ele tem duração média de 6 semanas e no final desta etapa o aluno solicita ser avaliado pela ANAC, através de sua prova teórica. 

Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático para então ter a licença para pilotar aviões monomotores em condições visuais. 

  • Passar na Prova da ANAC

Esta é a prova teórica da ANAC. Ela é composta por cinco matérias que abrange os principais conhecimentos que são exigidos de um piloto de aeronave: Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de voo.

  • Curso Prático de Piloto Privado

Passando por estas etapas acima você poderá começar as horas de voos. São no mínimo 40 horas, que poderão ser prolongadas caso haja necessidade e que são realizadas em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC).

Com esta etapa concluída, e com o voo teste sendo realizado com sucesso, você recebe a licença de piloto privado de avião, que te permite fazer voos não remunerados em monomotores.

E também ir ao próximo passo dentro do processo para se tornar um piloto de avião profissional.


E quanto custa o curso de piloto privado de avião?

Essa não é uma pergunta fácil, mas podemos responder afirmando que sim, existe um custo para transformar o sonho de ser piloto de avião em realidade. Nada muito diferente dos custos existentes para ser um médico, um engenheiro, um veterinário, dentre outras muitas profissões. 

Existe uma estimativa, nada exata, de que para ser um piloto comercial e poder pilotar aeronaves de empresas conhecidas é necessário um investimento total de cerca de 113 mil reais, podendo variar. 

Já para obter a licença de piloto privado, que é o foco de nosso conteúdo, o investimento é menor, chegando a cerca de 37 mil reais. 

Em ambos os casos é preciso entender que é necessário se investir no futuro profissional, independente da profissão escolhida. 

Curso teórico x curso prático para piloto privado

Enquanto o curso teórico pode variar, chegando até a 4 mil reais, o curso prático pode chegar a cerca de 33 mil reais.

Estes cursos são essenciais para que você adquira todos os conhecimentos necessários para poder pilotar aviões monomotores em condições visuais.

Esses valores, que podem parecer altos numa primeira olhada, são condizentes com todos os ganhos, econômicos e de diversas outras naturezas, que você terá no futuro.

O campo da aviação civil é um dos mais promissores para as próximas décadas, e ainda está muito distante de saturar, o que se diferencia de inúmeras outras profissões.

Conclusão

Hoje entendemos que quanto maior o sonho profissional, maiores são os desafios que precisam ser superados.

Ser piloto de avião requer muita atenção, foco, disciplina e um investimento razoável, para que a sua formação seja a melhor possível.

Neste sentido, é imprescindível contar com a ajuda de empresas que tem como missão proporcionar aos seus alunos uma jornada segura, eficiente e completa para que o sonho de ser piloto não se transforme em frustração.

A Fly Eagle tem profissionais experientes, capacitados e que amam ensinar e ajudar a colocar nos céus mundo afora grandes profissionais.

Gostou do nosso conteúdo? Continue lendo outros artigos.

Se interessou pelo artigo? Então entre em contato conosco e saiba mais informações sobre como se tornar um piloto de aeronave!  

Assine nosso newsletter