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Aviação
Quem tem como objetivo profissional se tornar piloto de aeronave sabe que são muitos os desafios que precisam ser superados até chegar ao destino final, que é a formação concluída e a licença para voar concedida. É preciso determinação, disciplina, foco e um investimento financeiro considerável, e quanto a este último ponto, a curiosidade se apresenta sempre com a mesma pergunta: quanto custa o curso de piloto privado de avião?
Neste conteúdo vamos entender detalhadamente como são as etapas que uma pessoa precisa passar para alcançar o tão desejado objetivo de se tornar um piloto de avião privado.
Conheceremos os valores estimados de cada parte do processo e ao final, vamos compreender que para quem deseja pilotar aeronaves como profissão o investimento é imprescindível, necessário e vale muito a pena.
É preciso, no entanto, saber escolher as empresas que estarão contigo em toda esta jornada fantástica em busca do sonho de ser um profissional dos ares.
A Fly Eagle conta com profissionais experientes, estrutura avançada e o compromisso em oferecer o melhor suporte para todos que desejam ser pilotos de aeronaves. Vamos começar?
Esta é uma pergunta que todo mundo decide fazer quando escolhe uma profissão.
Querer ser piloto de avião está no nosso imaginário desde a infância, quando sonhamos em voar e trabalhar sendo piloto ou astronauta.
Quando crescemos e analisamos mais racionalmente as coisas, passamos a entender os altos e baixos de cada profissão e então muitas vezes mudamos de ideia.
Quem quer ser piloto de avião tem como motivos mais gerais o salário, acima da média, a aventura em trabalhar no céu, a importância em estar à frente de uma função estratégica para a sociedade, e também a jornada, que envolve conhecer novos lugares, estados, países, culturas, pessoas e enriquecer por demais a bagagem de vida de cada um de nós.
Todos esses ganhos futuros que a profissão de piloto de aeronave proporciona têm um custo, obviamente. E é sobre este custo que falaremos agora.
Quem tem como objetivo ser um piloto privado de avião deve passar por estas etapas:
O CMA (certificado médico aeronáutico) é emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) depois da realização de um exame de saúde pericial (ESP) em tripulantes.
Esse exame pode ser feito por médicos e por clínicas credenciadas pela própria ANAC e tem como objetivo certificar a aptidão física e mental do tripulante conforme o exercício de cada função.
Isso acontece para reduzir ao máximo as chances de se colocar riscos à segurança do voo por conta de problemas de saúde.
Vale o destaque de que este documento possui validade específica de acordo com a classe, a função, a idade e possíveis condições médicas.
O curso teórico para piloto privado é de fato o primeiro passo concreto para que você consiga alcançar o objetivo de pilotar. Ele tem duração média de 6 semanas e no final desta etapa o aluno solicita ser avaliado pela ANAC, através de sua prova teórica.
Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático para então ter a licença para pilotar aviões monomotores em condições visuais.
Esta é a prova teórica da ANAC. Ela é composta por cinco matérias que abrange os principais conhecimentos que são exigidos de um piloto de aeronave: Meteorologia, Navegação Aérea, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Regulamentos de Tráfego Aéreo e Teoria de voo.
Passando por estas etapas acima você poderá começar as horas de voos. São no mínimo 40 horas, que poderão ser prolongadas caso haja necessidade e que são realizadas em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC).
Com esta etapa concluída, e com o voo teste sendo realizado com sucesso, você recebe a licença de piloto privado de avião, que te permite fazer voos não remunerados em monomotores.
E também ir ao próximo passo dentro do processo para se tornar um piloto de avião profissional.