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Cursos e Carreiras na Aviação

Como é a formação prática de um piloto comercial

Se você sonha em se tornar piloto comercial e trabalhar profissionalmente no setor da aviação, saiba que essa jornada exige dedicação, disciplina e foco. O primeiro passo é conquistar a licença de piloto comercial (PCM), que permite atuar profissionalmente como piloto. Contudo, alcançar essa meta requer superar diversas etapas fundamentais para sua formação e para construir uma carreira de sucesso na aviação.

No conteúdo de hoje, explicaremos como funciona a formação prática de um piloto comercial, detalhando desde as primeiras aulas até os treinamentos mais avançados.

Boa leitura!

Os pré-requisitos para a formação de piloto comercial


A conquista da licença de piloto comercial é um divisor de águas na transição do hobby para a profissão. Mas o primeiro passo na jornada de um piloto é a obtenção da licença de piloto privado (PP), que autoriza voos sem remuneração e em condições visuais favoráveis.

Para obter a licença de piloto privado, é necessário:

  • Obter a Licença Médico Aeronáutico (CMA);
  • Realizar o curso teórico preparatório (não é obrigatório, mas é muito recomendado para quem quer se preparar melhor para a prova da ANAC);
  • Ser aprovado na prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil);
  • Completar as aulas práticas.

As etapas práticas incluem:

  • Treinamento em solo e voo pré-solo (aproximadamente 20 horas);
  • Realização de voo solo;
  • Aperfeiçoamento (5 a 10 horas de voo);
  • Navegação e voos noturnos;
  • Finalização com o voo de cheque.

A formação prática para piloto comercial


É importante entender como é o processo que vai te levar à conquista da licença de piloto privado, porque o passo seguinte, que é a obtenção da licença de piloto comercial, nada mais é que um aprofundamento de todas as etapas vividas anteriormente.

Paralelo à formação para piloto comercial, o futuro profissional pode também fazer os cursos de pilotagem de multimotor e de voo por instrumentos (IFR), que permite que o piloto possa voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Horas de voo


Acumular horas de voo é uma das principais metas para quem busca obter a licença de piloto comercial. É necessário totalizar pelo menos 150 horas de voo, incluindo as horas acumuladas durante o curso de piloto privado (PP).

Normalmente, os cursos de piloto comercial distribuem essas horas em atividades práticas, como:

  • Voos visuais e locais;
  • Voos noturnos;
  • Treinamento por instrumentos (IFR);
  • Simulações e navegações de longa distância.

Requisitos estabelecidos pela ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina critérios que devem ser cumpridos nos treinamentos práticos oferecidos pelas escolas de aviação. Entre eles:

  • Um total de 70 horas como piloto em comando, incluindo:
    • 50 horas de navegação em comando;
    • 5 horas como piloto em comando noturno.
  • 40 horas de instrução em duplo comando por instrumentos (IFR):
    • Até 20 horas IFR podem ser realizadas em simulador (FSTD).
    • Pelo menos 15 horas IFR devem ser realizadas em aeronave da categoria (avião).
  • Uma navegação de 300 milhas náuticas (300nm), com pousos em dois aeródromos diferentes do ponto de partida.
  • Horas adicionais de treinamento em duplo comando ou como piloto em comando, suficientes para que o candidato alcance o nível de competência exigido.
  • 12 horas de instrução em aeronaves multimotoras (opcional), caso o programa inclua a habilitação correspondente.

Aprimorando habilidades

Durante essa etapa, o piloto deve revisar e aprimorar as competências aprendidas no curso de piloto privado, incluindo:

  • Realização de manobras e toques e arremetidas;
  • Planejamento e execução de navegações;
  • Operações em aeródromos e circuitos de tráfego;
  • Controle do avião em velocidades críticas e em pistas curtas com vento de través;
  • Procedimentos de emergência;
  • Utilização de fraseologia padrão.

Esse treinamento também enfatiza a importância do gerenciamento de ameaças e erros, bem como a realização de procedimentos pré-voo, como o cálculo de peso e balanceamento e as inspeções de segurança.

Entendendo o curso prático de piloto comercial


A Fly Eagle Escola de Aviação oferece o Programa de Instrução de Piloto Comercial MLTE IFR, certificado com 100 horas de voo de treinamento, distribuídas em etapas bem definidas, da seguinte forma:

1ª etapa: Adaptação e manobras iniciais

  • Fase I: Adaptação – 4,5 horas;
  • Fase II: Aproximação – 7,5 horas;
  • Fase III: Manobras – 6 horas.

2ª etapa: Navegações visuais e noturnas

  • Fase I: Navegação – 36 horas;
  • Fase II: Navegação Estimada – 17 horas;
  • Fase III: Noturna – 6 horas.

3ª etapa: Treinamento IFR inicial

  • Fase I: IFR em Simulador (Simulador MLTE) – 7,5 horas;
  • Fase II: IFR em Avião (MNTE IFR) – 5 horas.

4ª etapa: Treinamento IFR avançado

  • Fase I: IFR em Simulador (Simulador MLTE) – 22,5 horas;
  • Fase II: IFR em Avião (MNTE IFR) – 6 horas.

5ª etapa: Operações multimotoras

  • Fase I: MLTE VFR (Multimotor Visual) – 3 horas;
  • Fase II: MLTE IFR (Multimotor IFR) – 9 horas.

Conclusão

O curso prático de piloto comercial é essencial para consolidar conhecimentos e habilidades, preparando o piloto para situações desafiadoras e garantindo sua segurança em voo. Se você deseja transformar sua paixão pela aviação em profissão e alcançar altos voos, começar pelo curso de piloto comercial é indispensável.

Ainda tem dúvidas sobre o curso? Entre em contato conosco! Na Fly Eagle, contamos com instrutores experientes, prontos para orientar você rumo ao sucesso nos céus.

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