Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles (Versão Mobile)

Aviação

Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles

É indiscutível que a indústria da aviação vem se transformando ao longo das décadas. Se antes tínhamos somente poucos tipos de aeronaves, com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, esse número aumentou muito e, hoje, podemos dizer que há uma variedade bem significativa de aviões, com as suas particularidades e suas funções bem definidas.

Neste conteúdo vamos conhecer os principais tipos de aviões que existem e descobrir o que diferencia uns dos outros.

Estão prontos para conhecer um pouco mais sobre este fascinante mundo das aeronaves?

Avião ou aeronave?

A primeira questão a ser resolvida reside na forma como tratamos os termos acima. 

Podemos definir aeronave como sendo qualquer aparelho que faz navegação aérea e que precisa, ou ao menos que seja possível, ter a ocupação humana. 

As aeronaves podem ser divididas em dois tipos:

• Os aeróstatos

São aeronaves mais leves que o ar, que se mantém no ar através da flutuação. Eles se sustentam no ar tendo como base teórica o Princípio de Arquimedes, que diz:

"Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima (empuxo), cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo".

Como exemplos temos os balões e os dirigíveis.

• Os aeródinos

Os aeródinos, por outro lado, são aeronaves mais pesadas que o ar, e que se mantêm voando por causa da reação aerodinâmica produzida pelas asas, fixas nos casos dos aviões, ou rotativas, no caso dos helicópteros.

Como exemplos temos os aviões, helicópteros e planadores.

Assim, como perceberam, os aviões entram no grupo dos aeródinos e também possuem uma variedade de tipos, que vamos conhecer a partir de agora.

Podemos começar diferenciando os tipos de aviões a partir da quantidade de motores que eles possuem. Nesse caso, os aviões podem ser:

• Monomotor (1 motor)

São aquelas de menor porte, que normalmente são utilizadas para uso pessoal ou então agrícola. São mais fáceis de operar e de manter.

• Bimotor (2 motores)

São mais caros e mais complexos, porém são mais flexíveis para viagens noturnas. 

São também mais seguros, afinal de contas, sempre há a possibilidade de um motor falhar, e nos casos dos bimotores, quando isso acontece o outro motor pode garantir a conclusão do voo ou a aterrissagem.

• Trimotor (3 motores)

A aeronave trimotor é impulsionada por 3 motores.

• Quadrimotor (4 motores)

São aviões que são impulsionados por 4 motores, como o Boeing 747.

• Multimotor (Mais de 4 motores)

São aeronaves impulsionadas por mais de 4 motores.


Aviões a pistão, turboélice, a jato e supersônicos