É indiscutível que a indústria da aviação vem se transformando ao longo das décadas. Se antes tínhamos somente poucos tipos de aeronaves, com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, esse número aumentou muito e, hoje, podemos dizer que há uma variedade bem significativa de aviões, com as suas particularidades e suas funções bem definidas.
Neste conteúdo vamos conhecer os principais tipos de aviões que existem e descobrir o que diferencia uns dos outros.
Estão prontos para conhecer um pouco mais sobre este fascinante mundo das aeronaves?
Avião ou aeronave?
A primeira questão a ser resolvida reside na forma como tratamos os termos acima.
Podemos definir aeronave como sendo qualquer aparelho que faz navegação aérea e que precisa, ou ao menos que seja possível, ter a ocupação humana.
As aeronaves podem ser divididas em dois tipos:
• Os aeróstatos
São aeronaves mais leves que o ar, que se mantém no ar através da flutuação. Eles se sustentam no ar tendo como base teórica o Princípio de Arquimedes, que diz:
"Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima (empuxo), cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo".
Como exemplos temos os balões e os dirigíveis.
• Os aeródinos
Os aeródinos, por outro lado, são aeronaves mais pesadas que o ar, e que se mantêm voando por causa da reação aerodinâmica produzida pelas asas, fixas nos casos dos aviões, ou rotativas, no caso dos helicópteros.
Como exemplos temos os aviões, helicópteros e planadores.
Assim, como perceberam, os aviões entram no grupo dos aeródinos e também possuem uma variedade de tipos, que vamos conhecer a partir de agora.
Podemos começar diferenciando os tipos de aviões a partir da quantidade de motores que eles possuem. Nesse caso, os aviões podem ser:
• Monomotor (1 motor)
São aquelas de menor porte, que normalmente são utilizadas para uso pessoal ou então agrícola. São mais fáceis de operar e de manter.
• Bimotor (2 motores)
São mais caros e mais complexos, porém são mais flexíveis para viagens noturnas.
São também mais seguros, afinal de contas, sempre há a possibilidade de um motor falhar, e nos casos dos bimotores, quando isso acontece o outro motor pode garantir a conclusão do voo ou a aterrissagem.
• Trimotor (3 motores)
A aeronave trimotor é impulsionada por 3 motores.
• Quadrimotor (4 motores)
São aviões que são impulsionados por 4 motores, como o Boeing 747.
• Multimotor
Qualquer aeronave com mais de dois motores, já é classificada como multimotor.