Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles (Versão Mobile)

Aviação

Descubra os principais tipos de aviões e qual a diferença entre eles

É indiscutível que a indústria da aviação vem se transformando ao longo das décadas. Se antes tínhamos somente poucos tipos de aeronaves, com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, esse número aumentou muito e, hoje, podemos dizer que há uma variedade bem significativa de aviões, com as suas particularidades e suas funções bem definidas.

Neste conteúdo vamos conhecer os principais tipos de aviões que existem e descobrir o que diferencia uns dos outros.

Estão prontos para conhecer um pouco mais sobre este fascinante mundo das aeronaves?

Avião ou aeronave?

A primeira questão a ser resolvida reside na forma como tratamos os termos acima. 

Podemos definir aeronave como sendo qualquer aparelho que faz navegação aérea e que precisa, ou ao menos que seja possível, ter a ocupação humana. 

As aeronaves podem ser divididas em dois tipos:

• Os aeróstatos

São aeronaves mais leves que o ar, que se mantém no ar através da flutuação. Eles se sustentam no ar tendo como base teórica o Princípio de Arquimedes, que diz:

"Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima (empuxo), cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo".

Como exemplos temos os balões e os dirigíveis.

• Os aeródinos

Os aeródinos, por outro lado, são aeronaves mais pesadas que o ar, e que se mantêm voando por causa da reação aerodinâmica produzida pelas asas, fixas nos casos dos aviões, ou rotativas, no caso dos helicópteros.

Como exemplos temos os aviões, helicópteros e planadores.

Assim, como perceberam, os aviões entram no grupo dos aeródinos e também possuem uma variedade de tipos, que vamos conhecer a partir de agora.

Podemos começar diferenciando os tipos de aviões a partir da quantidade de motores que eles possuem. Nesse caso, os aviões podem ser:

• Monomotor (1 motor)

São aquelas de menor porte, que normalmente são utilizadas para uso pessoal ou então agrícola. São mais fáceis de operar e de manter.

• Bimotor (2 motores)

São mais caros e mais complexos, porém são mais flexíveis para viagens noturnas. 

São também mais seguros, afinal de contas, sempre há a possibilidade de um motor falhar, e nos casos dos bimotores, quando isso acontece o outro motor pode garantir a conclusão do voo ou a aterrissagem.

• Trimotor (3 motores)

A aeronave trimotor é impulsionada por 3 motores.

• Quadrimotor (4 motores)

São aviões que são impulsionados por 4 motores, como o Boeing 747.

• Multimotor (Mais de 4 motores)

São aeronaves impulsionadas por mais de 4 motores.


Aviões a pistão, turboélice, a jato e supersônicos

O avião a pistão e turboélices usam um ou mais motores à combustão para garantir a movimentação da aeronave. 

Os motores turboélices são parecidos com os motores à jato, e o que diferencia é justamente a presença de uma hélice acoplada ao seu eixo. Essa hélice é responsável pela maior parte da tração gerada pelo grupo moto propulsor.

• Aviões a jato

Os aviões a jato são aeronaves impulsionadas por motores a jato, que usam turbina, ou melhor dizendo, motores a reação, para voar e se manterem no ar de forma segura.

A maior parte dos aviões de alta performance utilizam o motor a reação, que se utiliza do princípio da terceira lei de Newton para manter voo. 

O que diz a lei: Para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente.  

Esse tipo de avião é mais veloz, podendo chegar a 900km/h, faz muito mais barulho, e também pode carregar muito mais peso.

• Aviões supersônicos

Já os aviões supersônicos vemos muito mais em filmes de guerra, já que eles são utilizados exclusivamente para fins militares. 

Eles possuem turbinas especiais, que geram potência necessária para quebrar a barreira do som, e chegam a impressionantes 220 km/h somente na decolagem.

A poluição sonora gerada por este tipo de avião é muito grande e por conta disso existem áreas específicas para que eles operem.  

Algumas aeronaves podem voar em velocidades hipersônicas, ou seja, velocidades que superam em até cinco vezes a velocidade do som.

• Os planadores

Podemos mencionar também as aeronaves planadores, que são não motorizadas, com densidade muito maior que o ar e que possuem uma estrutura similar à de um avião.

Este tipo de aeronave é conduzido por meio de correntes de ar ascendentes provenientes do solo aquecido ou de correntes orográficas.

Outras peculiaridades dos planadores é que ele precisa de outro avião ou mecanismo para ser lançado no ar, e não possuem muita autonomia de voo, podendo se manter no ar por um período bem curto.


Aviões comerciais, militares, de carga e executivos

Continuando com os tipos de aviões, chegamos a este grupo, com base no seu objetivo e uso. Nesse caso eles podem ser:

• Aviões comerciais

Essas são as aeronaves mais comuns e que servem para transportar passageiros em voos de curta ou longa duração. 

Normalmente os aviões comerciais são operados por linhas aéreas, que são donas ou arrendatária dos aviões.

Enquanto os jatos de passageiros (os aviões maiores) podem transportar grandes quantidades de passageiros e em voos de longa duração, os aviões regionais são menores, e usados basicamente para voos de curta e média distância. 

Aeronaves regionais são mais usadas em rotas menores, para cidades próximas, e suportam normalmente entre 50 e 100 passageiros.

• Aviões de carga

São aviões que possuem uma função muito específica: transportar cargas. O seu foco é basicamente transportar de forma segura cargas, e por isso desempenham um papel muito importante no comércio mundial.

Sua capacidade normalmente é muito maior que a de aviões de passageiros.

• Aviões militares

São os aviões utilizados pelas forças armadas dos países, e possuem finalidades estratégicas, como operações militares ou conflitos entre países.

São aeronaves que normalmente possuem tecnologias muito avançadas, e que cada um dos países busca possuir, tanto para defesa, quanto para ataque.

• Aviões executivos

São aviões de tamanho reduzido, direcionados para transporte de empresários ou pequenos grupos de pessoas. Normalmente são aviões confortáveis, com luxo e toda a eficiência possível para contemplar pessoas que possuem condições financeiras bem acima da média.


Conclusão 

Hoje conhecemos os diversos tipos de aeronaves que existem no mundo. 

Desde um monomotor, até um avião de carga, conhecemos diferentes modelos, tamanhos e funções bem distintas uns dos outros.

Se você gostou do nosso conteúdo, continue navegando pelo blog e acompanhe nossos artigos sobre aviação!

Assine nosso newsletter