Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Quanto pode ganhar um comissário de bordo? (Versão Desktop) Banner do artigo Quanto pode ganhar um comissário de bordo? (Versão Mobile)

Aviação

Quanto pode ganhar um comissário de bordo?

Trabalhar pelos ares, viajando mundo afora, conhecendo novos lugares e vivendo uma vida rica de novas experiências é um dos grandes sonhos de muita gente, não é verdade? Você pode vivenciar tudo isto através de algumas profissões, como por exemplo a de comissário de bordo. O trabalho é tido como um dos mais glamorosos que existe, e em cima disso perguntamos: será que essa ideia condiz com a verdade? E mais: quanto pode ganhar esse profissional?

Neste conteúdo vamos conhecer com mais detalhes a profissão de comissário de bordo, também chamado de comissário de voo, ou ainda de aeromoça, termo esse informal e que não se adequa mais aos novos tempos.

Vamos saber qual a média salarial de um comissário e entender por que o salário base é tão diferente do valor final recebido pelo profissional no mês.  Vamos começar?


O trabalho de um comissário de bordo

O cinema explora muito a profissão de comissário de bordo. Já vimos personagens salvando o voo de sequestros, de brigas, de desastres aéreos e de muitas outras situações dramáticas.

Tirando os exageros, realmente ser comissário de voo vai muito além de servir lanches e conversar com os passageiros, e é preciso conhecer todas as atribuições antes de levar o sonho de ser um profissional adiante. 


Entenda as suas atribuições

Para começar, o comissário de bordo é o elo entre o piloto e os passageiros, repassando para todos as informações necessárias para o bom entendimento daquela viagem. 

Através de seu trabalho que os passageiros de um voo vão se sentir seguros, confortáveis e tranquilos para voar.

É função do comissário zelar pela tranquilidade e segurança de todos em um voo, seja assessorando o piloto da nave, seja auxiliando cada passageiro que precisar de ajuda.

Outra função do profissional é estar atento à possíveis irregularidades, que podem acontecer antes do avião decolar, durante o voo e também ao aterrissar. 

É comum vermos em matérias de jornais casos em que o comissário precisou atuar de forma a garantir o sucesso de um voo, seja questionando passageiros que não se adequaram às normas exigidas pela lei, seja salvando pessoas que acabaram passando mal em um voo.

Para que isso aconteça, é preciso que o comissário tenha uma bagagem muito grande de conhecimentos, que podem vir através de estudos, de cursos e da própria experiência na profissão.

Podemos citar também outras atribuições de um comissário de voo:

  • Receber os passageiros e encaminhá-los aos seus lugares no avião;

  • Conferir os equipamentos de segurança;

  • Atender as solicitações e demandas dos passageiros;

  • Repassar todas as informações pertinentes aos passageiros.



O que precisa para ser uma comissária de bordo?

São duas as situações essenciais que irão transformar o sonho em ser um comissário de bordo em realidade.

A primeira se relaciona com a parte técnica, onde o candidato vai precisar cumprir o programa de instrução teórica e prática, estabelecido no Manual de Curso de Comissário de Voo. 

Ele vai precisar também ser aprovado em curso homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e aprovado em banca de exames da ANAC. 

Se você estiver nesta etapa de seu sonho, entre em contato conosco. 

Aqui na Fly Eagle temos o mais completo curso de comissário de voo, basta clicar aqui e conhecer mais. 

A segunda situação tem relação com a saúde do candidato, que vai precisar obter um Certificado Médico Aeronáutico 2ª classe válido.

Para conseguir este certificado será preciso provar que a saúde está em dia, e que não há absolutamente nada que o impeça de exercer a função de comissário de bordo.

Além destas duas situações, o trabalho de comissário de voo exige que o candidato seja maior de 18 anos e tenha o ensino médio completo.  

Vale destacar que a ANAC estabeleceu algumas mudanças para este início de 2024 nos pré-requisitos e a exigência do candidato em ter formação em um centro de instrução autorizado deixa de existir.


Quanto pode ganhar um comissário de bordo no Brasil?


Essa é a grande pergunta que você provavelmente está fazendo antes de decidir de uma vez por todas ir adiante no sonho de ser comissário de bordo, não é verdade?

No geral, o profissional tende a ganhar um salário acima da média brasileira, mas esse cálculo é um pouco complexo e demanda atenção.


Qual é o salário fixo de uma comissária?

Vamos começar com o mínimo que um funcionário deve ganhar trabalhando como comissário de voo.

O salário base, que pode variar de empresa para empresa, gira em torno de 2mil, 3 mil reais e este é o valor mínimo que o profissional irá receber.

Pode parecer pouco para quem enxerga a profissão com aquele olhar de glamour, mas podemos dizer que este valor já está acima de muitas médias salariais pagas para os mais diversos profissionais no Brasil.


As variáveis que aumentam o salário

Podemos afirmar também que é quase impossível que um comissário receba somente o valor mínimo, o salário base da profissão.

Isso porque existem diversos adicionais ao salário, que envolve o pagamento de horas de voos, e auxílio alimentação.

Vamos conhecer melhor estas variáveis:

  • Adicional noturno;

  • Adicional por hora de voo;

  • Adicional de periculosidade;

  • Horas extras;

  • Adicional por voo internacional;

  • Diárias para alimentação;

  • Hospedagem durante as viagens.

Quando todas estas variáveis são colocadas no papel, o salário de um comissário acaba dando um salto, e passa dos iniciais 2 ou 3 mil reais, para 7, 8 mil, podendo chegar aos dois dígitos.


Vale a pena ser comissária de bordo?


É preciso colocar na ponta do lápis todos os detalhes que a profissão de comissário de bordo envolve.

Embora pareça luxuosa e glamorosa, o que talvez seja, para um grupo bem pequeno, a profissão envolve bastante trabalho, uma capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças de rotina, e muita vontade de aprender.

O salário, que é um bom chamariz, deve ser colocado junto com todos os outros ganhos que envolve a profissão de comissário de voo.

O acúmulo de conhecimento, a possibilidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e costumes, este ganho é imensurável.

Para quem pensa de forma estratégica o futuro profissional, o trabalho de comissário de bordo vale muito a pena, por proporcionar um retorno financeiro digno, e por entregar uma jornada de trabalho recheada de novas experiências e com acúmulo de conhecimento.    


Conclusão

Com um salário acima da média se compararmos com boa parte dos trabalhos existentes no Brasil, a profissão de comissário de bordo entrega benefícios que vão além do dinheiro.

Para quem tem sede de aventuras, e gosta de construir uma jornada de vida rica em novas experiências, esta é uma das profissões mais fascinantes que existe.

Longe de ser o glamour que é passado em alguns filmes, o trabalho exige dedicação, estudo e muita responsabilidade.

Nessas horas é muito importante escolher o melhor suporte possível.

A Fly Eagle é a sua porta de entrada para o emocionante mundo da aviação. Oferecemos cursos teóricos na Unidade Maringá-PR e práticos, nas Unidades de Maringá-PR e Cuiabá-MT.

Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Continue no blog, temos muitos outros artigos sobre o universo da aviação.

Assine nosso newsletter