Aqui carreiras ganham asas
Fly Eagle
onlineConheça Agora nossos Cursos de Aviação! Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.
Faça a Sua Carreira Decolar!
Aqui carreiras ganham asas
Aviação
Trabalhar pelos ares, viajando mundo afora, conhecendo novos lugares e vivendo uma vida rica de novas experiências é um dos grandes sonhos de muita gente, não é verdade? Você pode vivenciar tudo isto através de algumas profissões, como por exemplo a de comissário de bordo. O trabalho é tido como um dos mais glamorosos que existe, e em cima disso perguntamos: será que essa ideia condiz com a verdade? E mais: quanto pode ganhar esse profissional?
Neste conteúdo vamos conhecer com mais detalhes a profissão de comissário de bordo, também chamado de comissário de voo, ou ainda de aeromoça, termo esse informal e que não se adequa mais aos novos tempos.
Vamos saber qual a média salarial de um comissário e entender por que o salário base é tão diferente do valor final recebido pelo profissional no mês. Vamos começar?
O cinema explora muito a profissão de comissário de bordo. Já vimos personagens salvando o voo de sequestros, de brigas, de desastres aéreos e de muitas outras situações dramáticas.
Tirando os exageros, realmente ser comissário de voo vai muito além de servir lanches e conversar com os passageiros, e é preciso conhecer todas as atribuições antes de levar o sonho de ser um profissional adiante.
Para começar, o comissário de bordo é o elo entre o piloto e os passageiros, repassando para todos as informações necessárias para o bom entendimento daquela viagem.
Através de seu trabalho que os passageiros de um voo vão se sentir seguros, confortáveis e tranquilos para voar.
É função do comissário zelar pela tranquilidade e segurança de todos em um voo, seja assessorando o piloto da nave, seja auxiliando cada passageiro que precisar de ajuda.
Outra função do profissional é estar atento à possíveis irregularidades, que podem acontecer antes do avião decolar, durante o voo e também ao aterrissar.
É comum vermos em matérias de jornais casos em que o comissário precisou atuar de forma a garantir o sucesso de um voo, seja questionando passageiros que não se adequaram às normas exigidas pela lei, seja salvando pessoas que acabaram passando mal em um voo.
Para que isso aconteça, é preciso que o comissário tenha uma bagagem muito grande de conhecimentos, que podem vir através de estudos, de cursos e da própria experiência na profissão.
Podemos citar também outras atribuições de um comissário de voo:
Receber os passageiros e encaminhá-los aos seus lugares no avião;
Conferir os equipamentos de segurança;
Atender as solicitações e demandas dos passageiros;
Repassar todas as informações pertinentes aos passageiros.