Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Por dentro do cockpit: tecnologias avançadas que todo piloto deve dominar (Versão Desktop) Banner do artigo Por dentro do cockpit: tecnologias avançadas que todo piloto deve dominar (Versão Mobile)

Aviação

Por dentro do cockpit: tecnologias avançadas que todo piloto deve dominar

Sempre que pensamos no impacto que as contínuas evoluções tecnológicas causam no mundo, um dos primeiros exemplos que vemos em mente é o da aviação, afinal, o próprio avião é parte importante de uma grande revolução na tecnologia. A aeronave de hoje é muito diferente que a de décadas atrás, e tudo que a envolve precisou evoluir, inclusive a capacidade do piloto para saber pilotar.

No conteúdo de hoje vamos conhecer algumas das inovações tecnológicas que ajudam a consolidar o avião como o meio de transporte mais seguro e avançado do mundo. Além disso vamos entender o papel do piloto neste contexto, onde ele precisa ter o compromisso de estar sempre atualizado.

Uma boa leitura.

O avião na era da internet

A conectividade é um dos maiores símbolos da revolução tecnológica, tanto na sociedade como um todo, quanto na aviação. 

A comunicação via satélite já havia impactado bastante a aviação, contudo, a transformação que os aviões passaram, abandonando cada vez mais o caráter analógico e abraçando o mundo digital, está permitindo que os aviões gerem centenas de gigabytes de dados em cada voo. 

Hoje em dia o avião proporciona a coleta de dados digital, gerando informações sobre o desempenho do voo, as condições climáticas e ambientais, a manutenção, a viabilização de manobras e o monitoramento de todo o espaço aéreo.

Para o piloto, fica o desafio de coletar e analisar os dados produzidos para que a partir de seu entendimento gere ações que vão garantir ainda mais a segurança e a tranquilidade dos voos.

O cockpit do futuro já é realidade