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Aviação

Passo a passo para se tornar um comissário de voo internacional

Não é difícil entender porque a profissão de comissário de voo internacional é tão desejada por homens e mulheres Brasil afora. Ter a possibilidade de viajar o mundo, conhecendo novas culturas, línguas e pessoas, além de ter uma perspectiva salarial satisfatória, é mais que o suficiente para que este trabalho esteja no topo da lista de sonhos. Mas saiba que a jornada até o alcance do objetivo é recheada de desafios e demanda muita disciplina e força de vontade. 

No conteúdo de hoje vamos conversar sobre todos os pré-requisitos necessários para se chegar ao tão sonhado status de comissário de voo internacional.

Vamos mostrar quais são as habilidades necessárias e as oportunidades de carreira que ela apresenta.

Uma boa leitura.

A importância do comissário de voo


A figura do comissário de voo tem uma representatividade muito grande na aviação. 

Ele acaba sendo a grande referência da companhia aérea durante os voos e muitas das nossas impressões, boas ou ruins, de uma viagem, acabam passando pelo trabalho realizado pelo comissário.

Sua principal função é garantir a segurança, a tranquilidade e o conforto de todos os passageiros antes do voo, durante o trajeto e logo após o pouso. 

Por ser garantidor de uma boa experiência de voo para todos os envolvidos que o trabalho de comissário é tão importante dentro do cenário nacional, e ainda mais crucial quando falamos de rotas internacionais, com viagens longas e complexas.

As habilidades necessárias para ser um comissário de voo internacional


Garantir segurança, conforto e tranquilidade, além de proporcionar uma experiência satisfatória para todos os passageiros demanda uma série de características que são fundamentais para que um comissário de voo seja bem sucedido na profissão.

Tudo começa com uma boa comunicação. 

O comissário de voo precisa ser comunicativo, saber se expressar, evitando ruídos e falhas de comunicação, que podem gerar maus entendidos e problemas, tanto com a tripulação, quanto com os passageiros.

É preciso ter inteligência emocional, para realizar as tomadas de decisões de forma assertiva, levando em consideração a tensão e o medo que um voo pode gerar nos passageiros.

Por isso, um comissário precisa ter empatia e exercitar a qualidade de gestão de conflitos, muito comuns em viagens longas de aeronaves de grande porte.

Afinal de contas, pense que um único voo acaba recebendo centenas de passageiros, com personalidades distintas, vivenciando histórias diversas, e as chances de algo sair da normalidade são razoáveis.

Assim, o comissário de voo internacional precisa exercitar a paciência e o poder de escutar todas as demandas descritas pelos passageiros, buscando auxiliar cada um deles nas suas jornadas.

Os pré-requisitos para ser comissário de voo internacional


Vamos falar agora de alguns requisitos bem específicos para ser um comissário de voo internacional.

É preciso ter mais de 18 anos de idade e ter o ensino médio completo.

É preciso que o candidato tenha uma altura mínima requerida de 1,58m para mulheres e 1,65m para homens.

Esta exigência, que acaba contemplando a média de altura, tanto de mulheres, quanto de homens, no Brasil, pode variar de companhia para companhia. Então vale a pena se informar antes de iniciar o processo seletivo.

Outro pré-requisito fundamental é a fluência no idioma inglês, tanto escrita quanto oral. Dependendo do país de origem da companhia aérea, acaba sendo importante o domínio de outra língua estrangeira.

O curso de comissário e o exame da ANAC


Em alguns países não há a exigência de formação técnica em comissário de voo, bastando que ele seja aprovado para a própria companhia oferecer os cursos necessários.

Entretanto, ter um curso de comissário de voo é fundamental para que você participe dos processos de seleção preparado, com os conhecimentos necessários e já aptos para colocar em prática.

Por isso, recomendamos três passos para que este processo seja completado:

  1. Realizar os exames médicos, que vão comprovar o estado físico e de saúde do candidato. A boa saúde do futuro comissário de voo será validada com a obtenção do CMA (certificado médico aeronáutico).

  2. Iniciar o curso em escola homologada pela ANAC. O curso tem duração de quatro a cinco meses, sendo composto por aulas teóricas e práticas.

  3. Participar da prova teórica da ANAC. O CHT (Certificado de Habilitação Técnica) é concedido apenas para os participantes que acertarem ao menos 70% das questões de cada área avaliada.

A Fly Eagle oferece o curso de comissário de voo, com duração de 4 meses. 

Participando das seleções de companhias aéreas internacionais


Quando você se sentir preparado, e tendo os requisitos necessários, é chegada a hora de enviar currículos para as companhias aéreas, além de ficar atento aos anúncios divulgados pelas próprias empresas.

Podemos dizer que o mercado de trabalho para comissário de voo internacional se encontra bem aquecido, ainda em decorrência da retomada da normalidade pós pandemia de COVID, que gerou um duro golpe nas companhias aéreas e na própria aviação civil.

Atualmente as grandes companhias aéreas vem realizando processos de seleção contínuos, e é muito importante que o candidato esteja atento aos informes divulgados pelas empresas. Uma dica é seguir as redes sociais, além de visitar constantemente os sites institucionais das companhias.

Perspectiva salarial do comissário de voo


Um dos grandes atrativos da profissão, além de toda a rica experiência cultural, é a projeção salarial, que pode variar de empresa para empresa, mas que tem como média valores considerados muito bons.

É preciso dizer também que o salário base normalmente não reflete os valores finais pagos pelas companhias, pois são adicionados valores extras para diversas situações.

Vamos tomar como exemplo o caso da Companhia Emirates, que oferece salário base de R$ 6.392 ao mês para quem começa. 

Além deste valor, são adicionados R$ 87,63 por hora trabalhada, além de outros adicionais. Com estes complementos, o salário inicial de um comissário de bordo internacional na Emirates pode chegar a 14 mil reais.

Conclusão

No conteúdo de hoje conhecemos uma das profissões mais desejadas por todos que amam voar, viajar e conhecer o mundo.

Vimos que trabalhar como comissário de voo internacional demanda disciplina, interesse e muito estudo, além de alguns pré-requisitos técnicos.

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Já conhece a Fly Eagle? 

Somos a sua porta de entrada para o emocionante mundo da aviação, onde os sonhos decolam rumo ao sucesso. 

Nossa paixão por voar é a essência do que fazemos, moldando pilotos e comissários de bordo para uma carreira brilhante na aviação civil.

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