Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo O que é o Jet Training e por que pilotos precisam passar por ele? (Versão Desktop) Banner do artigo O que é o Jet Training e por que pilotos precisam passar por ele? (Versão Mobile)

Aviação

O que é o Jet Training e por que pilotos precisam passar por ele?

O curso de piloto comercial é um dos primeiros e principais passos rumo a completa profissionalização. Se você chegou neste estágio, certamente deve ter um projeto a curto e médio prazo para a sua vida como piloto de aeronave. Uma das possibilidades é continuar investindo na carreira e fazer o Jet Training, curso que normalmente é exigido pelas companhias aéreas em seus processos de seleção.

Neste conteúdo vamos conhecer o seu conceito e entender por que é recomendável fazer o curso de Jet Training, seja para se atualizar, acompanhar o mercado e ganhar experiência, seja para participar de processos de seleção dentro da aviação civil comercial.

Aqui na Fly Eagle oferecemos o curso, que é ideal para pilotos que já concluíram a formação em piloto comercial e possuem habilitação para voos por instrumentos.

Entre em contato conosco e saiba todas as informações.


Se tornando um piloto comercial

Para começar, vamos entender um pouco do processo que leva o aluno a conseguir a licença de piloto comercial.

Ele começa pleiteando a licença de piloto privado, que demanda curso teórico, curso prático, prova da ANAC e obtenção do CMA. Logo após a aprovação, vem a etapa seguinte, que é direcionada para a pilotagem comercial. É preciso voltar a estudar a teoria, só que agora com o foco em assuntos ainda mais específicos.  E são necessárias mais 110 horas de voo, além da obrigatoriedade de se passar por um checkout, onde o candidato terá todas as habilidades comprovadas por um checador homologado pela ANAC.

Com a licença de piloto comercial, o aluno pode continuar com a sua jornada rumo ao trabalho em linhas aéreas, grande objetivo de muitos pilotos. E é neste momento que o curso de Jet Training se mostra importante.


Entendendo o conceito de Jet Training

O Jet Training é um treinamento que tem como principal objetivo simular as rotinas operacionais em um voo de linha. O curso surge por volta de 2006 como curso preparatório para linhas aéreas, ou seja, para a aviação comercial.

Esse curso complementar aborda exatamente competências como gerenciamento da carga de trabalho, rotinas operacionais, a divisão de tarefas entre os dois pilotos na cabine, dentre outras atividades.

As grandes empresas aéreas passaram a reconhecer os benefícios que este treinamento proporcionava aos pilotos, e por isso resolveram incluir em seus processos de seleção de pilotos como pré-requisito, em alguns casos, e em outros como elemento diferencial.


Como funciona o Jet Training?

O curso, que tem uma duração aproximada de duas semanas, pode durar um pouco menos ou mais, dependendo das demandas da escola da aviação.

O curso é dividido em parte teórica, que tem em média 20 horas de introdução ao sistema, à performance do avião, além de um apanhado com os principais procedimentos operacionais, tanto os normais, quanto os de emergência. Terminando a parte teórica, o passo seguinte é a fase prática, feita em simulador.

No treinamento prático o aluno tem acesso ao sistema de gerenciamento de voo, além de ter contato com os procedimentos de preparação de cabine e voos de navegação para garantia dos procedimentos operacionais de rotina. 

Vale destacar que não é garantia que o simulador utilizado pelo curso será do mesmo modelo do avião usado ao ser contratado por uma companhia aérea.  Isso acontece pelo fato das companhias terem frotas diferentes de entradas para seus pilotos recém-contratados.

Algumas escolas costumam disponibilizar aulas avulsas nos simuladores, permitindo que você, mesmo que seja contratado para voar em um modelo diferente do aprendido no curso, retorne e faça algumas sessões avulsas, já sabendo qual modelo de simulador treinar, podendo assim aprender mais sobre o modelo e já se familiarizar com a cabine.


Por que o Jet Training é importante?  

O Jet Training é um elemento muito estratégico para a vida do piloto que deseja investir na carreira rumo ao objetivo de trabalhar com voos comerciais em linhas aéreas.

É preciso entender o seu projeto profissional para observar se o Jet Training é o melhor investimento para aquele momento de sua vida. 

Existem outras opções, como o INVA (Instrutor de voo avião), que vai te possibilitar dar instrução de voo para outros alunos, que devem ser colocados no papel para decidir qual o melhor investimento.

Se o seu interesse for de fato trabalhar com linhas aéreas, então o Jet Training, é, no mínimo, um grande diferencial no processo de seleção das companhias aéreas.

Isso porque o curso vai te proporcionar uma experiência a mais, te oferecendo uma alta carga de informações importantes sobre voos e sobre todas as operações.


Conclusão

O Jet Training, como vimos, pode ser um pré-requisito para o profissional participar de seleções para piloto em grandes companhias aéreas, mas com toda certeza, o curso é ao menos um enorme diferencial para conseguir um bom emprego. Ou seja, se você tiver um curso de Jet Training em seu currículo, use-o a seu favor.

Vale destacar que se a intenção for fazer um curso de Jet Training para participar de futuras seleções de companhias aéreas, então é fundamental pesquisar pelos melhores cursos oferecidos, para que você consiga escolher bem. De nada adianta investir em um curso que não tem respaldo dos principais envolvidos no assunto, que seriam as próprias companhias aéreas.

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muito mais artigos sobre o universo da aviação.

Quer investir em um curso de Jet Training? Entre em contato conosco e saiba todas as informações.

Assine nosso newsletter