O Brasil, que possui uma das maiores áreas de terra cultiváveis do mundo, tem na sua aviação agrícola uma estratégica aliada para que o seu crescimento seja sempre contínuo. Desde 1947, quando o primeiro voo com esta finalidade foi realizado no país, até hoje, o desenvolvimento do agronegócio brasileiro tem estado estreitamente ligado ao trabalho desenvolvido por aeronaves com a finalidade de proteger nossas plantações.
Neste conteúdo vamos conhecer as principais informações sobre este setor da aviação aérea, que tem uma importância muito grande para um país continental como o Brasil.
Para se ter uma ideia inicial do quão estratégica é a nossa aviação agrícola, o país detém atualmente a segunda maior frota de aeronaves com esta finalidade no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Uma boa leitura!
A aviação agrícola no mundo e no Brasil
Os primeiros relatos com aeronaves agrícolas ocorreram no século XX, tanto do agente florestal alemão Alfred Zimmermann, que pensou em 1911 nesta ferramenta para proteção de florestas de pinheiros em seu país, quanto do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que em 1922 realizou o primeiro voo de uma pesquisa de campo para proteção de florestas de catalpa contra larvas de mariposas.
No Brasil o primeiro voo com esta finalidade aconteceu em 1947, em Pelotas, que estava enfrentando uma praga de gafanhotos, com os agricultores da região perdendo por vezes toda a safra produzida.
Entendendo a finalidade da aviação agrícola
Este pequeno histórico da aviação agrícola já apresenta algumas das principais finalidades deste modelo de aviação, sendo que o seu principal papel, estratégico para qualquer país que tenha uma agricultura forte, é o de aplicador de defensivos para proteger as plantações contra pragas, como a de gafanhotos que acometeu Pelotas em 1947, por exemplo.
Além desta função, a aviação agrícola também se destaca por ajudar e dar suporte em situações de incêndios florestais, além de realizar semeaduras.
O piloto de aviação agrícola
Uma das peças fundamentais para que o setor agrícola brasileiro continue crescendo em segurança é o piloto de aviação agrícola, responsável por pilotar as aeronaves com esta função.
Seu trabalho, que vai muito além de acionar, carregar e decolar uma aeronave agrícola, demanda muita proatividade e capacidade técnica e emocional, e por isso a formação de pilotos para este setor precisa ser completa.
Para se tornar piloto agrícola, o interessado precisa necessariamente possuir a licença de piloto comercial, para então fazer o curso de piloto comercial.
A Fly Eagle oferece cursos de piloto privado e comercial, na Unidade de Maringá-PR (teórico e prático) e na Unidade de Cuiabá-MT (prático).
Depois de finalizado o curso de piloto comercial, o candidato precisa somar pelo menos 370 horas de voo para daí poder ingressar no curso de piloto agrícola.
O curso é necessário para que se aprenda as técnicas e voo a baixa altitude, além de receber os conhecimentos necessários sobre tecnologias de aplicação (tipos de bicos, uso do DGPS), planejamento da missão, segurança operacional e ambiental, dentre vários outros temas.
Quanto ganha um piloto de aviação agrícola
Esta é uma das perguntas mais comuns quando o assunto é formação em piloto de aeronave. A resposta é sempre a mesma: vai variar bastante e há muitos fatores envolvidos para se calcular o salário médio.
No caso do piloto agrícola vai variar muito, dependendo da aeronave que você irá pilotar, e de quanto se voa durante um ano.
Na primeira safra do piloto, ele pode tirar em torno de 16% sobre o valor do hectare e, a partir da segunda safra, esse valor sobe para 18%, podendo chegar a 20%. Esses valores ainda podem variar de acordo com o valor por hectare e o tipo do avião.
As aeronaves agrícolas
A fabricante americana Air Tractor é considerada hoje a maior produtora de aeronaves agrícolas do mundo. Ela oferece uma variedade de modelos que ajuda muito a vida tanto dos pilotos quanto dos agricultores.
Podemos citar também outras aeronaves agrícolas comuns:
Cessna Ag-wagon, Gippsland GA200;
Grumman Ag Cat;
PZL-106 Kruk;
M-18 Dromader;
PAC Fletcher;
PAC Cresco;
Piper PA-36 Pawnee Brave;
Embraer EMB 202 Ipanema;
Rockwell Thrush Commander (antigo Ayres Thrush).
Estas aeronaves geralmente possuem motores a pistão ou turboélice, sendo que a exceção é o polonês PZL M-15 Belphegor, que utiliza um motor turbofan.
Os benefícios da aviação agrícola
A aviação agrícola presta grandes serviços para a agricultura no mundo, e o seu uso continua sendo estratégico para que este setor continue crescendo.
Seus principais benefícios são:
Precisão e maior extensão territorial
O uso de aeronaves agrícolas impulsionou ainda mais a agricultura no país porque o método de aplicação de defensivos utilizado permite uma maior precisão, sobretudo pelo uso de tecnologias como o GPS.
Assim, o produto atinge somente os locais devidamente planejados, evitando desperdício.
Além disso, não há nem sequer uma comparação entre a capacidade de atingir uma maior extensão territorial da aeronave com relação ao trator, outra ferramenta utilizada comumente.
Evita o amassamento de plantas
Um dos grandes problemas da pulverização tratorizada é a grande possibilidade de afetar e comprometer a plantação, fazendo se perder parte das plantações.
A pulverização feita por aeronaves agrícolas elimina este risco, por não haver contato físico entre a aeronave e o solo.
Mais ágil
O uso de aeronaves agrícolas para aplicar defensivos agrícolas aumenta em cerca de 5 vezes a rapidez, se compararmos com as opções terrestres.
Assim, a melhor forma de aumentar o rendimento é utilizando a pulverização aérea.
Viabiliza o cultivo em áreas de grande extensão
A aviação agrícola ajudou e muito a viabilizar a produção agrícola em áreas de grande extensão. A sua segurança, agilidade e rapidez fazem que grandes extensões territoriais também possam ser utilizadas para a plantação.
Além disso as aeronaves agrícolas auxiliam também:
O combate aos incêndios em áreas de campo e florestais;
Permitindo a semeadura aérea;
Evitando a disseminação de pragas e doenças.
Conclusão
Hoje conhecemos um dos setores da aviação mais estratégicos para um país de dimensões continentais como o Brasil.
A aviação agrícola se apresenta como uma importante ferramenta para o setor agrícola brasileiro e por isso o trabalho de pilotar uma aeronave com esta finalidade é dos mais interessantes e com bom retorno profissional.
Vimos os pré-requisitos para se tornar um piloto de aviação agrícola e ainda conhecemos os principais modelos de aeronaves utilizadas para a pulverização de plantações.
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