Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra quanto ganha um piloto de avião no Brasil (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra quanto ganha um piloto de avião no Brasil (Versão Mobile)

Aviação

Descubra quanto ganha um piloto de avião no Brasil

Você já parou para pensar nos fatores que te levam a escolher uma profissão? Desafio, status, retorno financeiro, carga horária, são muitos os argumentos que te fazem decidir o futuro profissional. Quem deseja ser piloto de avião, certamente tem dois motivos em mente: a aventura de trabalhar no céu e o salário, que no imaginário de todos é muito alto. Mas será mesmo verdade? 

Neste conteúdo vamos descobrir quanto pode ganhar um piloto de avião no Brasil, e entender como é distribuído o valor final que ele recebe no mês.

Vamos também entender um pouco mais desta profissão estratégica, e qual o custo para que você consiga realizar o objetivo de se tornar um profissional dos ares.

Lembrando que é muito importante escolher bem a empresa que será responsável pela sua formação, pois ela quem vai te dar todo o conhecimento e suporte para realizar o sonho de ser um piloto. 

Aqui na Fly Eagle temos profissionais capacitados, experientes e apaixonados, que entendem exatamente cada detalhe necessário para uma boa formação na área. Vamos começar?


Quais as funções de um piloto de avião?

Quem ainda não conhece detalhadamente a profissão, acredita que o trabalho de piloto de avião se resume tão somente a pilotar uma aeronave. 

Na verdade, além de pilotar, o profissional possui várias outras atribuições, e dentre elas podemos destacar:

  • Planejar o voo;

Neste sentido, é função do piloto calcular a quantidade de combustível, conferir a documentação da aeronave, consultar os manuais operacionais da aeronave, saber interpretar as informações meteorológicas que recebe, preencher o plano de voo, dentre outros trabalhos.

  • Gerenciar o voo;

Ele deve administrar todos os possíveis conflitos que possam existir durante um voo, coordenar as atividades da tripulação, lançar ocorrências no livro de bordo, dentre outras ações.

  • Estabelecer comunicação;

O piloto é responsável por estabelecer comunicação com outros aviões, com a empresa e com os órgãos de tráfego aéreo, é responsável também por prestar todas as informações pertinentes aos passageiros, além de informar posições, informar situações de emergência, dentre outras atividades.


Quanto custa a formação para piloto de avião?

Outra curiosidade que as pessoas possuem com relação ao trabalho de piloto de avião se refere ao custo para se formar na profissão. 

Para quem não tem tanto conhecimento, pode parecer cara demais a formação para piloto, mas quando você coloca no lápis todas as projeções futuras, percebe que é um investimento que vale muito a pena. 

Isso porque a profissão de piloto de avião não lhe entrega somente um bom salário, ela te permite conhecer o mundo, conhecer novas culturas, pessoas e perspectivas de vida. Esses elementos enriquecem muito a jornada pessoal e profissional de qualquer pessoa.

Agora respondendo, os custos para se tornar um piloto de avião podem chegar na casa dos 147 mil reais, ou mais. Esse valor vai depender de seus objetivos na área.

Essa estimativa leva em conta a formação completa de um piloto comercial, que inclui necessariamente o curso teórico, a obtenção da licença de piloto privado, o curso de piloto comercial, além das horas de voo requeridas.


Curso teórico para piloto de avião

O curso teórico, que tem uma grande importância na jornada para você se formar em piloto de aeronave, pode custar 4 mil ou até mais, vai depender muito da cidade e do know how da empresa responsável.

Nesse momento é essencial saber escolher a escola de aviação que estará contigo na sua caminhada rumo à realização do sonho de ser aviador.

A Fly Eagle possui o compromisso com o alto nível em todos os aspectos da formação.


Mas afinal, quanto ganha um piloto de avião no Brasil? 

Se formos buscar uma média salarial mais objetiva, tendo como parâmetro os ganhos divulgados por sites e órgãos responsáveis, podemos dizer que há uma média entre 7 mil e 23 mil reais para piloto comercial no Brasil.

Mas esses valores variam bastante e depende muito de outros fatores e benefícios que podem ser incluídos no salário base do piloto.

Podemos também observar que há variações salariais entre os estados do Brasil, sendo que pilotos de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, ganham mais que os de outros estados.

Entendendo o salário de um piloto de avião 

Como falamos, o valor real que um piloto recebe no mês varia de acordo com outros fatores, e por isso é importante entender como se distribui o valor final recebido pelo profissional.

  • Salário base:

Esse é o salário que o piloto possui quando assina um contrato com a empresa aérea. Esse é o salário fixo, que pode variar de 5 mil reais, para copiloto, e 10 mil reais, para comandante, em valores estimados.  

  • Compensação orgânica:

Esse é um adicional que o piloto ganha para compensar o efeito dos voos sobre o corpo e o valor é de 20% do salário base. Esse adicional era normalmente pago para pilotos militares, mas com o passar do tempo esse adicional passou a se expandir, chegando aos profissionais civis.   

  • Adicional de hora de voo:

O piloto recebe um valor para cada hora de voo que ele faz. O valor de hora de voo varia de empresa para empresa, mas tem uma média de 100 reais por hora. Há companhias que já colocam esse valor incluído no salário.

  • Adicional noturno:

A hora noturna equivale a 20% a mais que a hora diurna de um piloto de avião.

  • Adicional por hora de voos domingo e feriados:

Esse é outro adicional que algumas empresas pagam aos seus pilotos, exceto se elas acordarem algum modelo de contrato diferenciado.

  • Diárias:

Sempre que o piloto está trabalhando, ele recebe uma diária por refeição, seja café da manhã, almoço ou jantar. 


Conclusão

Saber quanto ganha um piloto de avião é tarefa que talvez nem os próprios pilotos saibam responder. Isso porque realmente varia e depende de muitos fatores.

Vimos que existem médias salariais que podemos colocar no caderno para que você decida ou não seguir este sonho de se tornar um piloto de aeronave.

As grandes companhias aéreas estipulam salários que variam de 7 mil reais a 23 mil reais, incluindo neste valor já alguns destes benefícios adicionais que listamos.

Esses valores estão em um patamar alto se compararmos com muitas outras profissões no Brasil, mas como dissemos, ele não deve ser levado em conta sozinho, afinal, a carreira de piloto envolve tantos outros benefícios que a conta é muito mais complexa.

Para mais informações sobre a carreira de piloto ou sobre como começar a formação, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em te ajudar a realizar o objetivo de ser um profissional do ares.

Assine nosso newsletter