Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas (Versão Mobile)

Aviação

Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas

Há uma frase bem famosa na aviação comercial, que diz o seguinte: a rotina de um piloto de avião é não ter rotina. Exageros à parte, quem trabalha em companhias aéreas sabe que há muitos horários exóticos para trabalho, folgas flexíveis, rotas nada fixas e muitas novidades de escala todos os meses. O esforço para se adequar à uma rotina peculiar, entretanto, é recompensado por uma das profissões mais fascinantes que existem. 

Neste conteúdo vamos conhecer a vida e a rotina de um piloto de avião comercial, e tudo que ele faz entre dias de voo e dias de folga.

Boa leitura!

O básico da rotina de um piloto comercial

Entender como se desenrola de fato a rotina de um piloto comercial não é tarefa das mais fáceis, afinal de contas, esta é uma das profissões mais fascinantes, peculiares e estratégicas que existem.

Podemos começar pelo básico. 

Um piloto de avião comercial desenha a sua rotina, as suas atividades do dia a dia, a partir da escala de voos que recebe da companhia aérea.

Nesta escala são publicados os voos, as reservas (período que o piloto fica no aeroporto aguardando ser chamado pela escala), os sobreavisos (períodos que o piloto fica em casa aguardando ser chamado pela escala), além dos cursos e as folgas.

Vamos falar sobre cada uma destas etapas da vida do piloto, mas antes é preciso saber que a legislação prevê um máximo de 85 horas de voo por mês, com um mínimo de 10 folgas (antes eram 8). 

Ou seja, a rotina do piloto de avião comercial acaba sendo resultado da quantidade de horas de voo mensais, mais a quantidade de folgas. 

Horários de trabalho 

Uma das grandes curiosidades que temos quando assistimos filmes com pilotos de avião é relacionado aos horários de trabalho. Ora vemos aquele profissional indo trabalhar de madrugada, ora no fim da tarde, ora no fim da manhã. 

Será mesmo que não há uma rotina mais definida para o piloto de avião comercial?

A resposta é não. 

Realmente o trabalho de piloto demanda um perfil de personalidade que se adapte às mudanças bruscas e consecutivas de horários de trabalho. 

O que para uns pode ser um problema, para outros pode ser uma agradável aventura, tudo vai depender de como você se relaciona com o tempo.

O fato é que é um desafio manter uma rotina lar de sono, mantendo a saúde, que é fundamental para a vida de um piloto comercial.

A rotina antes de cada voo