Foto do Perfil

Fly Eagle

online
X

Conheça Agora nossos Cursos de Aviação! Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.

aguarde.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Faça a Sua Carreira Decolar!

Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas (Versão Desktop) Banner do artigo Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas (Versão Mobile)

Aviação

Descubra a verdadeira rotina de um piloto de avião comercial: entre voos e folgas

Há uma frase bem famosa na aviação comercial, que diz o seguinte: a rotina de um piloto de avião é não ter rotina. Exageros à parte, quem trabalha em companhias aéreas sabe que há muitos horários exóticos para trabalho, folgas flexíveis, rotas nada fixas e muitas novidades de escala todos os meses. O esforço para se adequar à uma rotina peculiar, entretanto, é recompensado por uma das profissões mais fascinantes que existem. 

Neste conteúdo vamos conhecer a vida e a rotina de um piloto de avião comercial, e tudo que ele faz entre dias de voo e dias de folga.

Boa leitura!

O básico da rotina de um piloto comercial


Entender como se desenrola de fato a rotina de um piloto comercial não é tarefa das mais fáceis, afinal de contas, esta é uma das profissões mais fascinantes, peculiares e estratégicas que existem.

Podemos começar pelo básico. 

Um piloto de avião comercial desenha a sua rotina, as suas atividades do dia a dia, a partir da escala de voos que recebe da companhia aérea.

Nesta escala são publicados os voos, as reservas (período que o piloto fica no aeroporto aguardando ser chamado pela escala), os sobreavisos (períodos que o piloto fica em casa aguardando ser chamado pela escala), além dos cursos e as folgas.

Vamos falar sobre cada uma destas etapas da vida do piloto, mas antes é preciso saber que a legislação prevê um máximo de 85 horas de voo por mês, com um mínimo de 10 folgas (antes eram 8). 

Ou seja, a rotina do piloto de avião comercial acaba sendo resultado da quantidade de horas de voo mensais, mais a quantidade de folgas. 

Horários de trabalho 

Uma das grandes curiosidades que temos quando assistimos filmes com pilotos de avião é relacionado aos horários de trabalho. Ora vemos aquele profissional indo trabalhar de madrugada, ora no fim da tarde, ora no fim da manhã. 

Será mesmo que não há uma rotina mais definida para o piloto de avião comercial?

A resposta é não. 

Realmente o trabalho de piloto demanda um perfil de personalidade que se adapte às mudanças bruscas e consecutivas de horários de trabalho. 

O que para uns pode ser um problema, para outros pode ser uma agradável aventura, tudo vai depender de como você se relaciona com o tempo.

O fato é que é um desafio manter uma rotina lar de sono, mantendo a saúde, que é fundamental para a vida de um piloto comercial.

A rotina antes de cada voo


O trabalho de um piloto de avião comercial começa muito antes da aeronave decolar. Antes de cada voo realizado, o piloto precisa fazer um planejamento detalhado e bastante completo, revisando as condições climáticas e meteorológicas, o plano de voo e todos os documentos pertinentes.

Já durante o voo, seu trabalho é de comandar a aeronave e ser o responsável pela viagem naquele trajeto, monitorando os instrumentos do avião, como altímetro, velocímetro, bússola e sistemas de navegação, para manter a aeronave na rota correta, na altitude adequada e com a velocidade adequada, garantindo assim um voo seguro e sem imprevistos.

Além de tudo isso e de manter a comunicação com a escala e as informações meteorológicas atualizadas, você terá que preencher a navegação do voo, fazer a documentação e o diário de bordo no decorrer do voo.

A rotina de cursos dos pilotos comerciais

Em qualquer profissão há a necessidade de se estar continuamente aperfeiçoando o trabalho, e isto é feito através de cursos e treinamentos.

Com os pilotos comerciais não é diferente e há uma rotina de cursos que os pilotos precisam fazer para se manterem sempre atualizados.

Muitas companhias aéreas investem na capacitação contínua de seus funcionários, mas também cabe aos pilotos buscarem por treinamentos e novos cursos para aprimorar as habilidades e se aperfeiçoar enquanto piloto comercial.

As folgas 


Já vimos que durante um mês de trabalho o piloto de avião comercial deve ter ao menos 10 dias de folga. Isso porque há situações em que as empresas podem achar pertinente aumentar a quantidade de folgas de um piloto, seja por conta da baixa estação, ou alguma outra situação.

É também obrigatório que o piloto tenha ao menos uma vez ao mês uma folga de dois dias consecutivos, sendo que é preciso que em uma destas vezes a folga seja em uma sexta ou sábado. 

Desta forma a legislação garante que o piloto de avião comercial tenha uma qualidade de vida, podendo descansar, viajar com seus familiares, ou fazer o que desejar nestes dias, deixando a rotina de trabalho de lado e aproveitando sua folga como bem entender.

A rotina de reserva

Vimos que faz parte do trabalho do piloto passar um tempo no aeroporto esperando ser chamado pela escala. Essa rotina de reserva faz parte da vida do profissional e não há muito segredo sobre como ele passa o dia.

As empresas aéreas acabam deixando tripulantes de reserva para caso algum piloto ou tripulante falte, seja por motivo de saúde, ou algum imprevisto. Assim a empresa deixa o seu piloto em stand by para que você, passageiro, não seja prejudicado e tenha o seu voo atrasado ou cancelado.

Falando da rotina, o piloto chega ao aeroporto, se apresenta como reserva, e espera ser ou não acionado. Normalmente dura algumas horas e ela conta como hora de voo, em diária e em salário e alimentação.

Vamos imaginar que um piloto fique por três horas na reserva no aeroporto. Em termos salariais seria como se o piloto estivesse em voo por estas três horas.

A rotina do sobreaviso


Além do período de reserva, que o piloto precisa se apresentar no aeroporto e aguardar ser acionado pela companhia aérea para comandar o voo, há também a rotina do sobreaviso.

A rotina do sobreaviso segue a mesma lógica da reserva, ou seja, você está trabalhando neste horário, porém você pode aguardar onde desejar.

Caso a empresa entre em contato naquele dia com o piloto, ele tem duas horas e meia para chegar ao aeroporto. 

Do ponto de vista salarial o funcionamento é assim: de cada três horas de sobreaviso o piloto recebe por 1 hora de voo.

Conclusão

No conteúdo de hoje conhecemos mais detalhadamente a rotina de um piloto de avião comercial. 

Vimos que a rotina é bastante peculiar, e há situações, muitas por sinal, em que a rotina é muito diferente da de qualquer outra profissão.

O piloto de avião que deseja trabalhar em companhias aéreas precisa ter esse conhecimento para que seu perfil seja adequado a esta rotina cheia de imprevistos, mas também de aventuras e novidades.

Gostou do conteúdo? Continue conosco, temos muitos outros artigos sobre o fascinante mundo da aviação.

Conhece a Fly Eagle?

Somos a porta de entrada para o emocionante mundo da aviação, onde os sonhos decolam rumo ao sucesso. 

Nossa paixão por voar é a essência do que fazemos, moldando pilotos e comissários de bordo para uma carreira brilhante na aviação civil. 

Assine nosso newsletter