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Aviação

CESSNA 152 - Conheça tudo sobre o avião

Você conhece o Cessna 152? Quem já é piloto de avião certamente tem boas recordações desta aeronave e quem pretende ser um profissional dos ares com certeza ainda a conhecerá. Isso porque este avião é considerado mundo afora como o melhor exemplar existente para treinar pilotos iniciantes.

Mas por que o Cessna 152 ganhou esta fama?

Neste conteúdo vamos conhecer tudo sobre esta grande parceira dos pilotos novatos e entender por que esta aeronave é tão adorada por pilotos e instrutores de voo.

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CESSNA 152 – A origem


O Cessna 152 pode não parecer, mas já tem mais de 40 anos de idade.

Ele surgiu para o mercado em 1977, nos Estados Unidos, através da empresa Cessna Aircraft Company e nasce como um modelo melhorado do Cessna 150.

Dentre as melhorias, podemos destacar o aperfeiçoamento da carga útil, trazendo um aumento do peso total para 757 kg (1670 lbs), a redução dos níveis externos e internos de ruído e o melhor funcionamento com o combustível 100LL, que havia acabado de ser lançado.

Sua fabricação durou até 1985 e ele foi concebido para ser uma aeronave civil multipropósito, ou seja, com várias funções para desempenhar.

O Cessna 152 é utilizado para treinamento e transporte de pessoas, cabendo somente duas pessoas, ou seja, piloto mais passageiro.

O seu lançamento teve como objetivo imediato ser uma concorrente direta da Beechcraft Skipper e da Piper Tomahawk, modelos lançados também em 1977.

As diferentes versões do Cessna 152


Nos 8 anos de produção do Cessna 152, algumas versões diferentes foram construídas, e cabe um detalhamento maior sobre elas.

O modelo padrão do 152 foi seguido por uma versão 152 II, que chegava com um pacote de melhorias, basicamente vindos dos aviônicos genéricos e uso do compensador.

A versão 152 II com Pack de NAV foi incluso para uso IFR.

Já o 152T foi um pacote opcional para uso em escolas de aviação, o "T" indicando "trainer".

O Cessna 152 também foi produzido em uma versão acrobática, sendo que esta versão foi designada como Cessna A152 Aerobat.

Por que o Cessna 152 é considerado o avião ideal para treinamento de pilotos iniciantes?


A resposta para esta pergunta se encontra nas próprias características da aeronave.

O Cessna 152 é uma aeronave que possui um custo acessível, podendo atualmente ser encontrada por valores que variam entre 350 mil e que pode chegar a 1 milhão de reais. Por ser de valor razoável, ela acaba sendo muito utilizada por escolas de aviação em seus cursos de formação de piloto (privado e comercial), e para treinamento para o curso de instrutor de voo.

Além do preço, o que de fato faz a aeronave levar esta fama de ideal para treinamento é a sua fácil pilotagem.

Voar num Cessna 152 é a escolha perfeita para quem pretende realizar voos visuais.

A sua operação é simples, e permite que o piloto em fase inicial se concentre nos procedimentos de tráfego aéreo e na comunicação, possibilitando que o seu treinamento seja muito mais produtivo e eficiente.

Vamos conhecer agora todos os detalhes técnicos desta aeronave.

A ficha técnica do Cessna 152


  • O motor

Todos os modelos Cessna 152 que foram produzidos entre 1977 e 1985 vieram com motores Lycoming O-235-L2C. Esse modelo vem da família de motores Lycoming O-235, de quatro cilindros, resfriados à ar, opostamente montados, à pistão que produzem entre 100 e 135 hp.

  • Fuselagem

A fuselagem do Cessna 152 foi construída inteiramente em metal. A liga de alumínio é o principal material utilizado na construção, que conta também com fibra de vidro, usada nas pontas das asas e carenagens.

Sobre a fuselagem, vale destacar que ela é uma estrutura que tem anteparas verticais e molduras juntadas por longarinas que atravessavam ela.  

  • Controles de Voo

Os controles de voos duplos foram disponibilizados como componentes opcionais, entretanto quase todos os modelos foram equipados com esta opção.

Os flaps, que são operados eletricamente, se movem até 30 graus.

  • Peso

O peso da aeronave vazia é de 503/504kg. O avião tem carga útil de 257kg, e peso máximo de decolagem de 757 kg.

  • Combustível

 O Cessna 152 tem capacidade total de combustível de 26 galões americanos, ou 98,5 litros de gasolina de aviação, sendo 24,5 galões usados.

O consumo médio da aeronave pode chegar a 6 galões ou quase 23 litros de combustível por hora. Ela tem autonomia de 4 horas.

  • Outras especificações

O Cessna 152 tem 10 metros e 20 centímetros de envergadura, 2 metros e 60 centímetros de altura e 7 metros e 30 centímetros de comprimento.

A velocidade máxima do Cessna 152 é 110 nós ou 204 km/h, percorrendo 198 km/h em velocidade de cruzeiro. Já a velocidade stol do avião é de 45 nós ou 83 km/h, sem flaps.

O Cessna 152 tem alcance de 592 km com 75% de potência e 8 mil pés de altitude.

Mais especificações de desempenho

  • Velocidade de perda: 43 kt (79 km/h) s/ motor e full flap;
  • Alcance: 589 km (366 milhas), maior economia;
  • Alcance estendido: 1,280 km (795 milhas), com tanques de alta autonomia;
  • Teto absoluto (altitude máxima): 14.700 ft (4.480 m);
    • Distância de decolagem: 221 m (725 ft);
  • Taxa de subida: 715 ft/min (3.6 m/s);
  • Carga da asa: 10.44 lb/ft² (51 kg/m²);
  • Potência/Massa mínima: 0.066 hp/lb (108 W/kg).

Conclusão

Hoje conhecemos uma das aeronaves mais queridas de pilotos iniciantes e de escolas de aviação.

O Cessna 152, nascida no início da década de 1980, envelheceu bem, sendo ainda um avião relevante no mercado.

Seu valor acessível ajudou a transformar o modelo na aeronave perfeita para realizar voos de treinamento e assim ajudar no surgimento das novas gerações de pilotos de avião.

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