Foto do Perfil

Fly Eagle

online
X

Conheça Agora nossos Cursos de Aviação! Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.

aguarde.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Faça a Sua Carreira Decolar!

Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo A Importância do Inglês Técnico na Aviação (Versão Desktop) Banner do artigo A Importância do Inglês Técnico na Aviação (Versão Mobile)

Aviação

A Importância do Inglês Técnico na Aviação

Não é preciso muitos argumentos para afirmar que o domínio da língua inglesa tem o poder de abrir portas no mercado de trabalho e de ser um elemento diferenciador para a sua profissão. Entretanto, para quem trabalha na aviação, entender o inglês não é luxo, nem diferencial, é simplesmente necessário e em muitos casos obrigatório.

Neste conteúdo vamos entender a importância do inglês - o tradicional e o técnico - para a aviação mundial.

Veremos como pilotos, comissários de bordos, engenheiros e outros profissionais do setor precisam dominar uma linguagem que está em praticamente todos os cantos do setor da aviação.

Uma boa leitura.

O inglês como principal idioma do mercado de trabalho


O primeiro passo para entendermos a importância da língua inglesa para a aviação é contextualizar o papel deste idioma no mundo.

Se pararmos para pensar, dois dos maiores e mais relevantes países do mundo tem como idioma nativo o inglês.

Tanto os Estados Unidos quanto à Inglaterra, através dos tempos, foram impondo naturalmente o predomínio de sua língua no mundo, e hoje ainda vivemos sob este legado.

Junto a isso, podemos pensar que muitas das grandes empresas comerciais do planeta nasceram nestes países, e também foram reproduzindo tanto a cultura quanto o idioma inglês mundo afora.

Neste cenário descrito acima, já podemos afirmar que a língua inglesa é ainda a que mais reverbera no mundo, e o legado cultural e do idioma deixados pelos países de língua inglesa ainda são muito relevantes.

O inglês como principal idioma da aviação


Este contexto ajuda e muito a entender a importância que o idioma exerce dentro da aviação.

Em primeiro lugar, podemos entender a aviação como um dos setores mais globalizados do mundo.

Basta visitar um aeroporto de grande porte para entender esta afirmação.

Um aeroporto acaba abraçando pessoas e culturas de todos os cantos do planeta e se não houvesse um idioma centralizador a tendência seria experimentarmos um caos comunicativo, com ninguém se entendendo.

Assim, a língua inglesa tem esta primeira função, das mais importantes, de se constituir como um elemento centralizador para a boa comunicação.

Quando trazemos esse assunto para o Brasil, percebemos que os argumentos permanecem os mesmos, sobretudo pelo fato de nosso país ser um dos grandes destinos turísticos mundiais, e recebermos uma quantidade muito significativa de turistas estrangeiros nos aeroportos.

Língua oficial

Este exemplo ajuda a explicar a decisão, tomada lá na década de 1950, que define a língua inglesa como o principal idioma entre os pilotos internacionais e controladores de voo.

Essa decisão ocorreu em 1951, quando a Organização da Aviação Civil Internacional, também conhecida como ICAO (International Civil Aviation Organization), determinou esta regra, visando melhorar os processos de comunicação e evitar problemas ou acidentes aéreos.

A Importância do Inglês Técnico na Aviação


Até aqui falamos da importância do idioma inglês para a aviação, mas focado na comunicação mais tradicional. 

Porém, não devemos nos esquecer de uma área muito importante e estratégica da aviação, que é a parte de engenharia e manutenção de aeronaves.

Neste caso, o inglês é o idioma que predomina nos manuais operacionais e de manutenção.

Mas neste caso, trata-se do inglês técnico, que é representado por termos técnicos específicos relacionados a um equipamento ou sistema e que estão em inglês.

Desta forma, quem trabalha em setores de manutenção e de engenharia tem como obrigação dominar o inglês técnico, já que um erro de entendimento pode gerar falhas, que na aviação tendem a se tornar sempre graves.

Mas por que os manuais não podem ser traduzidos para outras línguas?

Este é um assunto muito interessante para se entender, e que não acontece somente na aviação, mas em áreas como a literatura, por exemplo.

É muito difícil, para não dizer complexo, tentar traduzir um manual com centenas e milhares de termos técnicos e específicos para uma nova língua. 

Cada palavra tem um significado que pode se perder quando traduzido para um idioma diferente.  

Assim, as traduções ficariam sempre reféns dos melhores tradutores, e esta é uma escolha que sempre se mostrou arriscada, e que pode acarretar em desastres.

Desta forma, é muito mais produtivo e estratégico tornar o inglês a língua predominante da aviação e exigir dos profissionais o domínio do idioma.

A prova ICAO


Deu para perceber como o inglês é importante para o setor da aviação. Exatamente por isso que no Brasil há um exame específico para medir a proficiência linguística dos pilotos.

A prova é necessária para avaliar as habilidades dos pilotos em falar e compreender a língua em situações específicas do trabalho.

Ela tem por objetivo garantir a segurança operacional por parte dos órgãos competentes e, por parte dos pilotos, além de garantirem uma boa segurança nos voos.

O piloto precisa ter pelo menos o Nível 4 ICAO, que é o nível operacional, caso contrário ele não consegue autorização para realizar voos internacionais.

Como dominar o inglês voltado para a aviação


Pelo que vimos até aqui, parece ser um desafio e tanto dominar a língua inglesa voltada para a aviação, não é verdade?

Pode até ser difícil ter o domínio sobre uma língua que é bem ampla e técnica, mas não é impossível, e somente a prática diária vai te ajudar a melhorar cada vez mais o entendimento de termos, expressões, e por fim de todo o idioma.

Um dos grandes aliados que existem hoje em dia é a tecnologia. Há diversos aplicativos, cursos online, softwares e sistemas baseados em machine learning, dentre outras possibilidades.

Conclusão

No conteúdo de hoje vimos como a língua inglesa ainda é predominante em todo o planeta. É impossível ser bem sucedido em algumas carreiras sem ter o domínio deste idioma, e a aviação é um destes setores que ainda recebe muita influência do inglês.

Também vimos que determinadas áreas da aviação, como a parte de manutenção e de engenharia, possuem toda a linguagem técnica expressa em inglês, o que aumenta por demais a necessidade de entender o idioma para desenvolver bem o trabalho nestes setores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos e todos que possam se interessar pelo mundo mágico da aviação.

Temos outros artigos sobre aviação, basta seguir o link.

Conhece a Fly Eagle?

Somos a sua porta de entrada para o emocionante mundo da aviação, onde os sonhos decolam rumo ao sucesso. 

Nossa paixão por voar é a essência do que fazemos, moldando pilotos e comissários de bordo para uma carreira brilhante na aviação civil.

Assine nosso newsletter