Quem olha para o céu e observa uma linda e moderna aeronave comercial voando pelos ares talvez não imagine o quão incrível foi a jornada de evolução pela qual passou a aviação comercial, no mundo e no Brasil. São histórias incríveis, que começam com a construção do Wright Flyer e vão até os dias atuais, com jatos ultramodernos e tecnológicos.
No conteúdo de hoje vamos conversar sobre esta história, rica de acontecimentos, e que ajudou a eliminar todas as fronteiras que nos separavam, levando passageiros de um extremo ao outro no planeta.
Uma boa leitura.
A evolução das aeronaves: onde tudo começou
Podemos começar esta jornada de evolução das aeronaves comerciais pelo ano de 1903, quando os irmãos americanos Orville e Wilbur Wright construíram a sua primeira aeronave, chamada de Wright flyer, a primeira registrada na história da aviação.
Quanto ao primeiro voo registrado, há dois momentos importantes na história da aviação, que merecem destaque e que até hoje geram conversas e debates.
Temos o primeiro voo dos irmãos Wright, datado de 1903, que contou com a ajuda de uma catapulta para impulsionar a aeronave.
E temos também o voo realizado pelo brasileiro Santos Dumont, considerado o pai da aviação, em 1906, que é visto como o primeiro voo público a bordo do icônico 14 Bis.
Uma grande diferença em relação ao voo lançado pelos irmãos é que Dumont não usou nenhum recurso, como rampa ou catapulta, para pôr o avião no ar.
Estes foram os primeiros de muitos momentos que transformaram a aviação e ajudaram a aperfeiçoar o processo de construção de aeronaves. O próprio Wright Flyer passou por um processo de melhorias e, pouco tempo depois, surgiu o Wright Flyer II, que teve uma vida mais produtiva e bem-sucedida.
Primeira aeronave projetada para uso comercial
Menos de uma década após o surgimento do Wright Flyer, foi a vez da história dar início a jornada rumo ao primeiro voo de uma aeronave comercial.
Podemos considerar o Sikorsky Ilya Muromets como sendo o primeiro avião projetado para uso comercial.
Ele foi desenvolvido no antigo império russo, podendo transportar 16 pessoas, em cabines de luxo, realizando viagens de até 1.000 km, voando a uma velocidade média de 110 km/h.
Explorando os avanços tecnológicos na aviação: do passado ao futuro
Tudo caminhava para o sucesso do avião como uso comercial, porém estávamos em 1913 e o mundo estava prestes a viver a sua primeira grande guerra mundial.
Assim, a aeronave acabou sendo melhor aproveitada na função de bombardeiro durante o período da guerra, já que ele era capaz de voar carregando até 800 kg de bombas, ou passageiros.
O primeiro voo comercial
Em 1914 tivemos, enfim, o primeiro voo de natureza comercial.
O voo foi realizado no dia 01/01/1914, marcando o início de um ano inesquecível e ligando as cidades de Saint Petersburg e Tampa, ambas na Flórida.
O voo, de 23 minutos, percorreu 17 milhas de distância e foi feito em um hidroavião. Ele foi pilotado por Tony Jannus, que entrou para a história da aviação comercial.
Como curiosidade, vale o registro de que o voo teve apenas um passageiro: o então prefeito da cidade de Saint Petersburg, Abram Pheil.
As primeiras companhias aéreas e suas aeronaves
Estamos em 7 de outubro de 1919, data que marca a fundação da primeira companhia aérea do mundo, a KLM.
A década seguinte foi marcada pela fundação de novas companhias aéreas, que realizavam voos domésticos com uma estrutura que se mostrava ainda tão desconfortável que as empresas acabavam contratando enfermeiras para reduzir os danos e tratar da ansiedade dos passageiros.
Em 1935, a Qantas operou o primeiro voo internacional de passageiros, indo de Brisbane, na Austrália, até a Singapura, marcando uma nova era para a aviação comercial.
Logo em seguida, a famosa companhia aérea americana Pan Am operou o primeiro voo transatlântico, entre San Francisco, nos Estados Unidos, e Manila, capital das Filipinas.
O Boeing 274
É preciso dizer que esta época (década de 1930) é marcada pelo surgimento do Boeing 274, o primeiro avião comercial moderno.
Foi a partir dele que a aviação comercial evoluiu para estágios próximos aos de hoje.
Ele possuía trem de pouso retrátil, fuselagem e asas de alumínio, era rápido, alcançando 320 km/h, e vinha equipado até mesmo com sistema de piloto automático.
A aeronave voou em terras brasileiras, na década de 1940, com a companhia Viação Aérea Bahiana.
O Douglas DC-3
A aeronave Douglas DC-3 foi construída para ser rival do Boeing 247 e entrar no mundo da aviação comercial, que ficava cada vez mais competitivo.
O grande fato relacionado à sua jornada pelo planeta é que ele foi um dos grandes responsáveis pela expansão da aviação comercial no mundo.
Isso porque ele teve mais de 10 mil aeronaves produzidas, permitindo que alçasse voos por diversos países mundo afora.
Sua capacidade era de 28 passageiros e certamente foi a primeira aeronave de muitas companhias aéreas ao redor do planeta.
No Brasil, voou com tradicionais empresas como a VASP e a Varig.
Boeing 307 Stratoliner
O Boeing 307 trouxe uma grande novidade para o mercado de aeronaves comerciais e entrou para a história como o primeiro avião comercial com cabine pressurizada.
Ele podia voar a mais de 6.000 metros de altitude, o que permitia voos mais seguros e rápidos, porém, foi um fracasso comercial retumbante, sendo produzidas somente 10 unidades, em contraste com as 10.000 unidades produzidas do Douglas DC-3.
Concorde, o avião que mudou a aviação
O Concorde foi a aeronave que nos trouxe de fato para a era moderna da aviação comercial.
Com capacidade de transportar até 100 pessoas, a aeronave nasceu de um acordo industrial estratégico entre os governos da Inglaterra e da França, que tinham o objetivo de conquistar o feito de criar uma aeronave supersônica para o transporte exclusivo de passageiros a uma velocidade supersônica Mach 2, cerca de 2.200 km/h.
O Concorde começou a operar comercialmente em 1976, sete anos depois de seu primeiro voo teste.
Sua velocidade era tão impressionante que em 1985 o supersônico conquistou um grande feito após decolar de Boston no mesmo momento em que um Boeing 747 da Air France decolou de Paris. O Concorde pousou em Paris, fez serviços de solo por cerca de uma hora, seguiu novamente para Boston e, ainda assim, pousou exatos 11 minutos antes do Boeing 747.
Boeing 747 e 777
Não é preciso nem ser um entusiasta da aviação para já ter ouvido falar do Boeing 747.
O Boeing 747 foi, durante quase 4 décadas, o maior avião de passageiros do mundo, superado apenas pelo Airbus A380.
Ele também era conhecido como Jumbo ou ainda de Queen of the Skies (Rainha dos Céus).
Ele entrou para a história por ser um dos responsáveis por popularizar viagens internacionais, já que possuía assentos para mais de 400 passageiros, criando a possibilidade das empresas equilibrarem os preços das passagens e os custos de operação.
Já o Boeing 777 é a maior aeronave bimotor a jato da atualidade, com capacidade para mais de 350 passageiros.
Ele entrou para a história da aviação comercial por ter sido o primeiro avião comercial desenvolvido inteiramente por computador.
O Airbus A350
A nossa viagem chega ao fim com o Airbus A350, certamente um dos aviões mais modernos da atualidade.
Ela teve seu primeiro voo comercial em 2015, operado pela Qatar Airways, entre Doha e Frankfurt. E tem capacidade para até 440 passageiros.
É o que existe de mais moderno na aviação comercial.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilha com os amantes de aeronaves!
Conhece a Fly Eagle?
A Fly Eagle é a sua porta de entrada para o emocionante mundo da aviação, onde os sonhos decolam rumo ao sucesso. Nossa paixão por voar é a essência do que fazemos, moldando pilotos e comissários de bordo para uma carreira brilhante na aviação civil.