Foto do Perfil

Fly Eagle

online
X

Conheça Agora nossos Cursos de Aviação! Preencha abaixo com seu nome e telefone para falar conosco pelo WhatsApp.

aguarde.

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp

Faça a Sua Carreira Decolar!

Maringá, PR: (44) 9 99701-2506 Cuiabá, MT: (65) 9 9600-0781

Aqui carreiras ganham asas

Banner do artigo 5 passos para escolher o melhor curso de aviação para sua carreira (Versão Desktop) Banner do artigo 5 passos para escolher o melhor curso de aviação para sua carreira (Versão Mobile)

Aviação

5 passos para escolher o melhor curso de aviação para sua carreira

O universo da aviação é muito abrangente e por isso contempla os mais diversos perfis, conseguindo abraçar de alguma forma todos que desejam trabalhar no setor. Seja na linha de frente, como piloto ou comissário de voo, seja nos bastidores, as profissões ligadas à aviação proporcionam uma experiência enriquecedora. Entretanto, é preciso saber escolher estrategicamente qual caminho trilhar, para que a jornada seja, além de produtiva, bem-sucedida.

No conteúdo de hoje vamos conhecer as possibilidades que o mundo da aviação entrega para todos os amantes dos ares, e conhecer 5 passos fundamentais para você escolher o curso mais adequado para seguir.

Uma boa leitura.

Entendendo seu perfil comportamental


O primeiro passo é o mais importante, e também bem óbvio. É preciso que você se conheça o suficiente para saber exatamente quais são as suas habilidades comportamentais e seus interesses pessoais.

Um piloto de avião, por exemplo, é um profissional que precisa necessariamente possuir muita inteligência emocional e ser pragmático, pois essas duas habilidades são cruciais para que as suas tomadas de decisão sejam sempre as mais corretas e adequadas.

Um comissário de voo precisa necessariamente ser um profissional que saiba se comunicar com perfeição, de forma clara e eficiente. Além disso, precisa ser bom em resolução de conflitos e ter muita paciência e empatia para lidar com as mais diferentes personalidades que atravessa a sua vida diariamente nos voos.

Para ser um instrutor de voo é preciso, por exemplo, que o profissional possua uma didática eficiente, pois a sua função principal é ensinar, passar conhecimento, e sem esta habilidade o processo acaba sendo prejudicado.

O curso de Instrutor de voo da Fly Eagle, por exemplo, requer formação prévia como Piloto Comercial, e é uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência para exercer o trabalho de instrutor.

O curso permite que o aluno seja um profissional capaz de ministrar instrução em um curso de pilotagem aprovado de um CIAC.

Vimos que cada área da aviação exige uma série de habilidades comportamentais que você precisa dominar e sobretudo, gostar, para que a sua escolha seja feliz.

Aspirações de carreira


Outro ponto a ser considerado são as suas aspirações profissionais. 

Por mais que as profissões que lidam diretamente com o transporte aéreo, como piloto e comissários, sejam mais desejadas, o universo da aviação é muito mais amplo e contempla diversas perspectivas de formação e de carreira.

Se o seu interesse é seguir uma carreira que te proporcione a possibilidade de conhecer novas culturas, novos locais, idiomas e pessoas, então provavelmente seu foco estará em trabalhos como piloto ou comissário de voo.

O curso de piloto privado, por exemplo, é a porta de entrada para o mundo da pilotagem aérea.

Durante o curso de Piloto Privado da Fly Eagle, o aluno será preparado para realização do exame teórico da ANAC e também receberá informações necessárias que servirão de base para realizar atividades de voo com segurança.

Entretanto, se o seu interesse for trabalhar nos bastidores, há inúmeras possibilidades, que vão desde o trabalho como engenheiro aeronáutico, até a função, extremamente estratégica, de mecânico de aeronaves.

Disponibilidade


Disponibilidade é um requisito muito importante para algumas funções da aviação. 

Ser piloto ou comissário de voo demanda uma rotina de trabalho que tende a ser irregular e muito flexível, com mudanças constantes e necessidades que podem surgir a qualquer momento do dia.

Assim, para que você pense em atuar mais diretamente nessas profissões, é preciso entender que a sua rotina pode sofrer uma mudança considerável, e se o seu interesse é ter uma vida mais previsível, sem mudanças e imprevistos, então é preferível buscar outras opções dentro da aviação.

O trabalho de controlador de tráfego aéreo, por exemplo, tem carga horária semanal de 40 horas, em turnos que giram em torno de 7 horas e meia ou 9 horas.

É um trabalho muito estratégico, que demanda habilidades e bastante responsabilidade, mas que possui uma rotina mais previsível, com a possibilidade de planejar outras atividades na sua vida.

Objetivos profissionais  


Quais são objetivos profissionais a médio e longo prazo? Sua meta é focar no salário ou ter uma profissão que te permita um equilíbrio entre vida profissional e pessoal?

Seu objetivo é viajar o mundo, conhecendo novas culturas, países, pessoas e idiomas, ou seu interesse é viver em uma cidade, sem muitos imprevistos e com a possibilidade de planejar outros projetos como um esporte?

Onde você se vê daqui a 10, 20 anos? 

Responder estas questões são fundamentais para você confirmar ou não a escolha por profissões como, por exemplo, piloto de avião comercial ou comissário de voo, que demanda um perfil mais flexível e aberto a mudanças constantes de rotina.

Habilidades técnicas


Outro passo muito importante é você se identificar ou não com as habilidades técnicas que cada profissão do setor de aviação exige.

Profissões como engenheiro de aeronáutica, mecânico de aeronaves e outras funções exigem uma base bem sólida de conhecimentos de matemática, ciência, tecnologia e engenharia. 

Esses conhecimentos são necessários para o entendimento dos princípios dos voos, do funcionamento dos sistemas de aeronaves, ou até mesmo da dinâmica de gestão do tráfego aéreo.

Comissários de voos precisam dominar com fluência outros idiomas, e quanto mais línguas falar e compreender, mais chances terão para ser um profissional bem-sucedido.

Ter um vasto conhecimento em psicologia pode ser fundamental para funções na aviação que exigem um equilíbrio emocional e inteligência no processo de tomada de decisão.

Conclusão

No conteúdo de hoje conhecemos os 5 passos cruciais para que você que se interessa pela aviação, mas ainda não sabe qual curso se aprofundar, consiga enxergar com mais clareza uma resposta mais definitiva.

Vimos que são muitas as variáveis que devem ser consideradas antes de você decidir por uma área específica da aviação, até mesmo porque o leque de opções é vasto, com trabalhos bem distintos uns dos outros.

Gostou do conteúdo? Compartilha com os amigos!

Temos muitos outros artigos sobre o fascinante universo da aviação, basta clicar aqui.

  

Assine nosso newsletter