CURSOS

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PP Avião

O curso de Piloto Privado (PP) é o primeiro passo para quem pretende se tornar um piloto. Com a Licença de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.

Pré-Requisitos
  • 2º grau completo;
  • Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico de 2ª Classe;
  • Ter completado 18 anos;
  • Ter sido aprovado na Banca da ANAC*;
  • *Caso o aluno não tenha sido aprovado na Banca da ANAC, o mesmo ficará limitado a 15 horas de treinamento prático
Treinamento Prático
  • Carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo, 35 (trinta e cinco) horas de voo, obedecendo às seguintes fases: Fase I – Pré-Solo – 18 (dezoito) horas; Fase II – Aperfeiçoamento – 9 (nove) horas; Fase III – Navegação – 5 (cinco) horas; Fase III – Voo Noturno – 3 (três) horas.

  • Fase I – Pré-Solo – 18 (dezoito) horas;
  • Fase II – Aperfeiçoamento – 9 (nove) horas;
  • Fase III – Navegação – 5 (cinco) horas;
  • Fase III – Voo Noturno – 3 (três) horas.

  • O total de horas de voo da prática de voo pode ser reduzido caso o aluno já possua Licença de Piloto de Planador ou de Piloto de Helicóptero, conforme as normas da RBAC 61.
    Aeronaves Utilizadas: Cessna 152.
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PP Helicóptero

O curso de Piloto Privado (PP) Helicóptero é o primeiro passo para quem pretende se tornar um piloto. Com a Licença de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar em condições visuais, porém somente desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.

Pré-Requisitos
  • Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento se menor de 18 anos (autenticada);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Responsável se menor de 18 anos (autenticada);
  • Título de Eleitor (autenticada);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticada);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (autenticada);
  • Duas fotos 3 X 4 Autorização do responsável para a realização do curso se menor de 18 anos;
  • Certificado Médico Aeronáutico (CMA);
  • Comprovante de Endereço (autenticada);
Parte Teórica
  • O Piloto Privado – Helicóptero: preparação e atividade Segurança de Voo Conhecimentos Técnicos das aeronaves Meteorologia Teoria de voo – Aerodinâmica de Helicóptero Regulamentos de tráfego aéreo Navegação aérea A Aviação Civil Regulamentação da Aviação Civil Instrução Aeromédica

  • O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e deverá obter média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado realização da Banca da ANAC
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Piloto Comercial

O curso de Piloto Comercial (PCA) é o começo da profissionalização do piloto e o habilita a exercer funções remuneradas em diversas áreas da aviação. O aluno poderá iniciá-lo após concluir o curso de Piloto Privado.

Pré-Requisitos
  • Ter completado 18 anos de idade;
  • Ensino Médio completo;
  • Ser portador da licença de Piloto Privado;
  • Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1a Classe;
Curso Teórico
  • Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas: O Piloto Comercial-Avião: preparação e atividade Matemática Física Segurança de Voo Inglês Técnico Conhecimentos Técnicos das Aeronaves Meteorologia Teoria de Voo Regulamento de Tráfego Aéreo Navegação Aérea (VFR e IFR) A Aviação Civil Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita Regulamentação da Aviação Civil Instrução Aeromédica;


  • O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e deverá obter média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC. O curso tem duração aproximada de 4 meses.
Treinamento Prático
  • A carga horária total da prática de voo deverá ser de, no mínimo, 150 (cento e cinquenta) horas de voo totais, obedecendo aos seguintes mínimos para a obtenção da licença: Mínimos para a licença de Piloto Comercial –


  • IFR: 70 horas –
  • Piloto em Comando, sendo 50 horas de navegação visual;
  • 5 horas - Voo noturno Piloto em Comando;
  • 40 horas – Voo por Instrumentos (IFR) ou IFR sob capota.


  • Aeronaves Utilizadas: Cessna 152
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Voo por Instrumentos

O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar com as licenças de Piloto Privado ou Piloto Comercial. O objetivo do curso de IFR é desenvolver no aluno a perícia necessária para operar aviões com segurança em situações que impossibilitem o piloto enxergar fora da aeronave. O piloto estará apto a voar, utilizando apenas os instrumentos de bordo. Este curso é normalmente realizado junto com o curso de Piloto Comercial.

Pré-Requisitos
  • São pré-requisitos para a matrícula no curso de IFR:
  • Ser detentor de uma licença de Piloto Privado ou Piloto Comercial, na categoria de aeronaves para a qual ira solicitar exame para a obtenção da habilitação;
  • Ter pelo menos 50 (cinquenta) horas de voo em rota como piloto em comando. OBS.: Caso o candidato ao curso de IFR não possua às 50 horas de voo em rota como piloto em comando, sua matricula será permitida, porem a realização do cheque de voo, ao final do curso, ficara sujeita a complementação das horas.
Curso Teórico
  • Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para pilotar sob condições IMC uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas: Segurança de Voo Meteorologia Regulamento do Tráfego Aéreo Navegação Aérea O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e deverá obter média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC.
Treinamento Prático
  • O programa de Instrução prática do curso de Voo por Instrumentos IFR é dividido da seguinte forma:

  • Prática de Voo: 40 horas de voo
  • Aeronaves Utilizadas: Cessna 152
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Comissário (a) de Voo

Curso de Comissário (a) de Voo habilita para o exercício da profissão, compondo a tripulação aérea a bordo de aeronaves civis, comerciais e executivas. O (A) Comissário(a) de Voo é o profissional treinado para cumprir os procedimentos operacionais de segurança que fazem parte das exigências oficiais da aviação, além de operar equipamentos da aeronave, promover o atendimento necessários aos passageiros e à tripulação, além de atuar em situações de emergência e estratégias de sobrevivência. Comissários de voo são responsáveis por garantir um ambiente de organização, tranquilidade, conforto e segurança para todas as pessoas que se encontram á bordo de uma aeronave. Quando são mulheres, as Comissárias de Voo são conhecidas como AEROMOÇAS. O (a) Comissário (a) é um agente de segurança a bordo, preparado para administrar conflitos pessoais, comportamentos inadequados e também para responder eficazmente a qualquer tipo de emergência aérea que envolva os passageiros e a tripulação. Uma profissão fascinante que torna possível conhecer muitas cidades e países, sem as tradicionais rotinas e jornadas de trabalho, é o Comissário que vende a imagem de qualidade das empresas aéreas, pois os passageiros têm contato direto com este profissional graças ao tratamento que recebem a bordo, durante o percurso.

Pré-Requisitos
  • Escolaridade – Ensino Médio;
  • Certificado Médio Aeronáutico (CMA) – Comissário de Voo
  • Idade mínima – 18 anos, a completarem até a data de conclusão do curso;
Curso Teórico
  • Comissário de Voo Sistema de Aviação Civil Regulamentação da Aviação Civil Regulamentação da Profissão de Aeronauta Segurança de Voo Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves Navegação Aérea Meteorologia Aspectos Fisiológicos da Atividade do Comissário de Voo Primeiros Socorros na Aviação Civil Emergências a Bordo Sobrevivência Fatores Humanos na Aviação Civil


  • O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e deverá obter média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC. O curso tem duração aproximada de 4 meses.
Extracurriculares
  • Inglês Aeronáutico Técnicas para Entrevista
  • O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e deverá obter média igual ou maior que 7,0 para ser aprovado no curso. A aprovação no mesmo é pré-requisito para a realização da Banca da ANAC.
Treinamento Prático
  • Combate ao Fogo;
  • Sobrevivência na Selva e Primeiros Socorros após Acidente Aéreo
  • Sobrevivência no mar;
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Instrutor de Voo

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto atue como instrutor em escolas de aviação civil. Para se tornar um Instrutor de Voo, você deve possuir licença de Piloto Comercial.

Pré-Requisitos
  • Possuir licença de Piloto Comercial – Avião;
Curso Teórico
  • Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para ministrar instruções práticas e teóricas em uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:


  • O instrutor de Voo – Avião: Preparação e atividade;
  • A Aviação Civil;
  • Instrução Técnica da Aeronave
  • Segurança de Voo;
  • Noções de Direito Aeronáutico
  • O Instrutor e a comunicação;
  • Relações Interpessoais;
  • Recursos Audiovisuais;
  • Processo Ensino – Aprendizagem;
  • A avaliação e a Crítica;
  • Teoria de Voo;
  • Instrução Aeromédica;
Treinamento Prático
  • O treinamento prático de Instrutor de Voo – Avião (INVA) está dividido em 27 horas, sendo: 04 horas de adaptação 17,5 horas de preparação do Instrutor 04 horas de navegação 1,5 horas de voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.

  • Aeronaves Utilizadas: Cessna 152
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