7 coisas que você precisa saber sobre o comissário de voo
maio 13, 2020
Comissário de voo: conheça a origem dessa profissão
junho 9, 2020

ICAO: Saiba o que mudou com as novas regras da Proficiência Linguística de Pilotos

O teste ICAO é necessário para se obter um dos muitos certificados exigidos para que os pilotos de aeronaves possam voar em voos tanto nacionais quanto internacionais.

Esse certificado avalia a proficiência em inglês dos candidatos que se submetem ao teste, e é um certificado com grande peso pois ele validará a capacidade de comunicação e compreensão do vocabulário técnico aeronáutico do piloto no que compete a língua inglesa, o que é indispensável para esses profissionais.

Recentemente, a ANAC promoveu algumas mudanças no teste de proficiência linguística de pilotos, e é sobre isso que vamos falar nesse artigo, nos acompanhe!

O que é o certificado do ICAO?

O certificado do ICAO, emitido pela Organização de Aviação Civil Internacional, é um atestado de proficiência de um piloto na língua inglesa. E para obter esse certificado o piloto passará por testes que vão avaliar sua compreensão e qualidade de comunicação no idioma.

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, é responsável pela avaliação e certificação dos pilotos brasileiros de acordo com as regras da ICAO.

Recentemente, o teste para certificação dos pilotos passou por alterações, e é sobre isso que falaremos um pouco mais a frente.

Como obter a certificação por meio do teste ICAO?

Para pilotos brasileiros que desejam obter a certificação do ICAO é necessário se submeter ao teste SDEA, o exame Santos Dumont English Assessment. Com as mesmas regras da Organização de Aviação Civil Internacional, o SDEA avaliará o domínio da língua inglesa dentro do contexto da aviação civil e concederá as certificações ICAO, ICAO 4, ICAO 5 e ICAO 6 – Expert.

Fazem parte do teste os exercícios de avaliação relacionados a rotina cotidiana dos pilotos, possíveis imprevistos além de situações de emergência.

Os principais aspectos avaliados no exame Santos Dumont English Assessment são a fluência no inglês, seu nível técnico, a pronúncia, compreensão, diálogo e o uso correto da gramática adotada pelo candidato.

A avaliação é realizada em formato de entrevista que é gravada tanto em vídeo quanto em áudio, estarão presentes no teste, além do candidato, dois avaliadores com conhecimento em linguística e conhecimento operacional.

É importante que o candidato que pretende realizar o teste conheça cada uma das etapas avaliativas que o compõem. Confira, abaixo, algumas das etapas do exame Santos Dumont English Assessment:

– Durante o teste o candidato deverá avaliar conteúdos visuais como imagens de emergências aeronáuticas, como um acidente por exemplo, realizando uma descrição completa do ocorrido, da aeronave, das condições climáticas e local, cujo o objetivo é demonstrar todo o seu conhecimento técnico e vocabulário.

– Outra etapa que compõe o teste consiste na interação verbal, onde o candidato será submetido a uma trilha de áudio de fonia e deve identificar qual a situação, ou problema, está sendo transmitida pelo controlador de voo ou aeronaves durante a gravação, mesmo com as interferências de áudio, além de propor soluções para o problema em questão.

Em resumo, o teste avaliará o conhecimento real do piloto e o preparo do candidato é fundamental. Durante a avaliação não haverá margem para improvisos ou erros, o teste avaliará de fato qual a proficiência do candidato em uma simulação de situações reais que fazem parte da rotina de um piloto.

Confira o que mudou na certificação ICAO

A ANAC publicou, em maio de 2020, a Instrução Suplementar 61-003B, que dispõe sobre o processo de exame de proficiência linguística de pilotos e averbação de proficiência linguística com base em licença estrangeira. Esse texto traz mudanças feitas na no teste e nas notas da certificação.

Listamos, abaixo, as principais mudanças que ocorreram, confira:

– O ICAO – 6 poderá novamente ser concedido pela ANAC, com base nisso:

  • O exame para obtenção do Nível 6 – Expert só poderá ser realizado por pilotos que já possuem o Nível 5 – Avançado, caso o piloto não seja aprovado manterá sua certificação anterior.
  • Em caso de aprovação no Nível 6 – Expert, o mesmo obterá as atualizações de seus apontamentos profissionais de acordo com o novo nível de proficiência do idioma.
  • Para pilotos aprovados no Nível 6 – Expert não haverá a necessidade de reavaliação.

– Algumas mudanças ocorreram também na estrutura do teste, confira quais foram:

  • Substituição de Pilot’s background por Aviation Topics, redução da duração de sete minutos para quatro minutos.
  • Alteração na descrição do Interacting as a Pilot, e extensão da duração de catorze minutos para quinze minutos.
  • Substituição das Emergency Situations por Unexpected Situations, e extensão da duração de doze minutos para catorze minutos.
  • Substituição de Aviation Topic por Picture Description and Discussion, com duração total de sete minutos.

Como já falamos anteriormente, é essencial que o candidato que deseja se submeter aos testes ICAO, ICAO 4, ICAO 5 e ICAO 6 – Expert estejam devidamente preparados, pois o nível de exigência dos conhecimentos avaliados durante o exame é alto.

Para isso é importante que o aviador se prepare de forma adequada, e é pensando nisso que a Fly Eagle, uma instituição especializada na formação de profissionais da aviação, oferece treinamentos de preparação para o exame SDEA, com conteúdo exclusivamente voltado para a realização do teste.

Na Fly Eagle o piloto será preparado para demonstrar seus conhecimentos e habilidades da língua inglesa na prática em todas as fases da avaliação.  

Para maiores informações entre em contato conosco através de um dos nossos canais de atendimento.

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.