ICAO: Saiba o que mudou com as novas regras da Proficiência Linguística de Pilotos
junho 9, 2020
O mundo é delas: as mulheres na aviação
junho 23, 2020

Comissário de voo: conheça a origem dessa profissão

Em 1930 surgia uma das funções mais icônicas da época, e que até os dias atuais é considerada como uma das profissões mais valorizadas do mercado, estamos falando do comissário de bordo, hoje comissário de voo, ou aeromoça.

Muita coisa mudou ao longo desses 90 anos de história da profissão, e para conhecer mais sobre a origem e a trajetória desses grandes profissionais da aviação, convidamos você a nos acompanhar nessa leitura, vamos lá?!

Comissário de voo – origem

A companhia aérea Boeing Air Transport foi a pioneira na inserção de comissários de voo em suas aeronaves.

Antes do papel de comissário de voo ou aeromoça existir, o apoio prestado aos passageiros para embarcar, guardar bagagens e fornecer informações muitas vezes eram executados pelos próprios pilotos da aeronave.

Em 1930 esse cenário mudou, graças a uma mulher, Ellen Church, uma enfermeira que estava determinada a trabalhar na aviação.

Na época Ellen Church entrou em contato com um dos executivos da Boeing Air Transport, e após muita insistência conseguiu convencê-lo a permitir que enfermeiras trabalhassem a bordo para prestar suporte aos passageiros, visto que na época era bem comum que os passageiros passassem mal durante os voos.

A sugestão de Ellen Church ganhou espaço e mais sete enfermeiras foram selecionadas para um período de experiência de três meses, em que a companhia iria avaliar a viabilidade de manter essas enfermeiras como comissárias de voo.

Em 15 de maio de 1930 ocorreu o primeiro voo com as aeromoças a bordo e o resultado não poderia ser diferente, a aprovação foi instantânea não apenas por parte dos passageiros como também dos próprios pilotos.

Outras companhias aéreas acabaram se espelhando na iniciativa da Boeing Air Transport e a profissão ganhou popularidade e status, sendo o sonho de muitas mulheres na época poder ingressar na aviação como comissária de voo.

Por que os primeiros comissários eram enfermeiras?

Quando as primeiras comissárias de voo surgiram, a aviação não era como a que conhecemos, a tecnologia contribuiu muito para a segurança e conforto dos passageiros e tripulação que temos hoje, mas em 1930 a realidade de voar de avião era muito diferente da que temos nos dias atuais.

Na época, os aviões voavam a uma altitude muito inferior do que hoje em dia, em média um avião comercial voa a 12 mil metros de altura atualmente, em 1930 os aviões voavam acerca de apenas 2 mil metros, o que resultava em muita turbulência durante os voos.   

Era comum que os passageiros passassem mal durante as viagens, por isso a presença de enfermeiras a bordo, além de proporcionar maior tranquilidade aos passageiros, garantia também que os mesmos recebessem os cuidados adequados em casos de emergência médica.

E como está a profissão após quase 100 anos de sua origem?

Muita coisa mudou para a profissão comissário de voo ao longo dos anos. Inicialmente, apenas mulheres eram recrutadas pelas companhias aéreas, por isso a profissão ficou popularmente conhecida pelo termo de aeromoças.

Hoje, tanto homens quanto mulheres atuam nesse papel, mas uma coisa permanece inalterada, a valorização e glamour que envolvem a profissão desde a época de Ellen Church, afinal conhecer vários lugares diferentes, culturas e pessoas enquanto se trabalha é um privilégio para poucos.

Mas para atuar na profissão comissário de voo é preciso de qualificações especiais para exercer essa função, qualificações que são exigências obrigatórias por parte das companhias aéreas. E para quem deseja ingressar na aviação como comissário de voo, a melhor forma de se preparar para esse mercado é através de cursos de formação para comissários.

A Fly Eagle possui excelência na formação de profissionais para atuação no setor da aviação graças ao seu conteúdo atual e profissionais altamente especializados.

Para os aspirantes a comissários é possível, através do curso de comissário de voo da Escola de Aviação Fly Eagle, ter acesso a todo o conteúdo e suporte necessário para se tornar um comissário de voo.

Quer saber mais? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.