Curiosidades sobre avião que todo interessado em aviação deve saber
maio 13, 2020
ICAO: Saiba o que mudou com as novas regras da Proficiência Linguística de Pilotos
junho 9, 2020

7 coisas que você precisa saber sobre o comissário de voo

Os comissários de voo são profissionais essenciais para a aviação como um todo, são agentes treinados e estão prontos para qualquer situação adversa que se apresentar durante o voo.

Nesse artigo vamos trazer algumas curiosidades importantes sobre a profissão de comissários de voo que talvez você ainda não saiba, nos acompanhe nessa leitura!

7 coisas que você precisa saber sobre o comissário voo    

Presentes em todos os voos comerciais, os comissários de voo são profissionais tão importantes quanto os próprios pilotos por exemplo, apesar de exercerem papéis diferentes, os comissários de voo são responsáveis por uma série de funções essenciais para o bom andamento do voo.

Confira agora 7 curiosidades que você precisa saber sobre a profissão de comissário de voo.

– A remuneração de um comissário de voo engloba salário base/compensação orgânica/DSR e horas voadas ou horas de trabalho em solo (reservas).

A primeira curiosidade que você deve saber sobre esses profissionais é que a sua remuneração ocorre (além do salário base) sobre as horas em voo. Quanto mais voos o comissário faz no mês, mais alto será o seu salário.

O comissário de voo realiza a maior parte do seu trabalho dentro das aeronaves, por isso o diferencial do salário vem das horas de voo. Mas quando em solo, os agentes de segurança também recebem para efetuarem reserva nos aeroportos, cheques de competência ou até mesmo treinamentos.

– Comissários não podem trabalhar se estiverem doentes

Outro fato importante sobre esses profissionais é que não é permitido que eles trabalhem doentes, não seria para menos, pois exercem um papel fundamental durante o voo, e para a segurança de todos a bordo é necessário que o comissário esteja e plena saúde.

– Passagens gratuitas

Esses profissionais têm direitos a algumas vantagens muito atrativas, uma delas são as passagens gratuitas que são disponibilizadas pela companhia aérea ou até mesmo por congêneres, além disso esse benefício pode ser estendido também para familiares e amigos dos comissários.

Obviamente que há regras quanto a embarque ou até mesmo quantidade de passagens disponibilizadas para cada comissário, e dependendo da companhia, períodos do ano em que o benefício pode ser utilizado. Porém é uma das vantagens do comissário de voo inquestionável.  

– É possível conhecer diferentes lugares

Parece obvio dizer que o comissário de voo irá conhecer diferentes lugares, mas aqui queremos dizer que o comissário pode de fato passear pelas cidades que pernoitar, conhecer os principais pontos turísticos e aproveitar um pouco de lazer, o que é um dos grandes atrativos dessa profissão que une trabalho e lazer.

– Escala flexível de trabalho

O comissário de voo conta com uma escala flexível de trabalho, em média o comissário tem entre 10 a 12 dias de folga no mês.

Esse período pode ser maior ou menor dependendo da temporada do ano, mas por lei o comissário precisa ter no mínimo 10 folgas. Dessa forma mesmo que o comissário se desloque para diferentes destinos o tempo todo, ele ainda pode organizar planos com a família e amigos e manter uma rotina social normal.

– Vantagens de comissário de voo atrativas para a profissão

A profissão de comissário de voo apresenta diversos benefícios que são muito atrativos, por isso tem crescido cada vez mais a procura de pessoas que desejam atuar nessa área.

Alguns dos benefícios que podemos listar são:

  • Adicional por horas de voo
  • Custos de pernoite como hospedagem e transporte por conta da companhia
  • Custos de alimentação por conta da companhia
  • Gratificações por cargos de senioridade
  • Escalas-mãe para profissionais que possuem filhos

Além desses benefícios, a remuneração em si também já representa um grande atrativo, e não seria para menos, esses profissionais cumprem exigências e normas severas, e atuam sob rigorosos protocolos para garantir o máximo de conforto e segurança aos passageiros.

– Capacitação profissional completa

Para atuar como um comissário de voo, cada candidato é submetido a um intenso e importante treinamento a fim de prepará-lo para todas as rotinas que envolvem a segurança do voo.  

Os cursos de capacitação profissional para comissário abordam desde conceitos de segurança, meteorologia, navegação até a sobrevivência e combate a incêndio entre outros tópicos.

Além disso os comissários são treinados massivamente em aspectos como atendimento aos passageiros, como são a linha de frente em um voo os comissários precisam estar devidamente preparados para transmitir segurança e confiança aos passageiros.

Uma carreira promissora e incrível, os comissários de voo são profissionais completos. E se você deseja saber mais sobre como se tornar um comissário de voo, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento disponíveis em nosso site.

Para dúvidas clique aqui e converse via WhatsApp.

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.