Quero ser comissário, o que preciso fazer?

Profissão Comissário de Bordo: o que faz e qual o seu salário?
fevereiro 5, 2020
Curiosidades sobre os processos seletivos das companhias aéreas
março 2, 2020

Sonha em entrar no mundo da aviação e não sabe como começar? Abaixo você encontra tudo sobre como ingressar nesta profissão que é tão importante dentro das companhias aéreas.

Para fazer parte do universo da aviação como comissário de bordo é necessário atender a uma série de requisitos, tanto técnicos quanto comportamentais.

Antes de tudo, é necessário que o candidato a comissário de voo possua idade igual ou superior a 18 anos. É necessário possuir também o ensino médio completo.

O candidato precisará passar por uma capacitação conhecida como Curso de Comissário de Bordo, que é oferecido em escolas de aviação devidamente credenciadas junto a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O futuro comissário será submetido a exames médicos como radiografias, hemogramas, exame de urina, eletrocardiograma e eletroencefalograma para obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico), apenas com essa liberação é que o candidato poderá prosseguir para a realização do treinamento de sobrevivência.

Durante o curso de capacitação será apresentado todo o fluxo que envolve a realização de voos pelas companhias aéreas. Os alunos e futuros comissários aprendem desde primeiros socorros até noções básicas de meteorologia. Após as aulas teóricas o aluno também passa pelo treinamento prático de sobrevivência na selva, esta etapa é obrigatória para aprovação no curso.

Por isso, é muito importante buscar uma instituição de ensino que não apenas seja credenciada, mas que possua excelência no preparo de comissários de bordo.

Com o CMA em mãos e finalizado o curso de capacitação, o candidato será submetido a um teste avaliativo aplicado pela ANAC. Após aprovado no teste, a licença para trabalho é emitida e, então, o comissário pode de fato ingressar no mercado de trabalho.

Claro que outras qualificações são necessárias. A exemplo disso, um curso de inglês ou espanhol é essencial, pois hoje as companhias exigem um nível intermediário em um desses idiomas, uma outra sugestão para você que está entrando neste mercado é o curso de libras que pode ser um diferencial.

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.