Curiosidades sobre os processos seletivos das companhias aéreas
março 2, 2020
A importância da aviação agrícola na crise do Coronavírus
maio 13, 2020

Piloto Agrícola: Saiba como chegar à cabine de um avião agrícola

Seguir carreira na aviação requer muito estudo, preparo, treino, avaliações dentre outros requisitos necessários para se obter as devidas licenças para exercício da profissão.

Toda essa burocracia se deve ao fato de ser uma profissão que exige alto nível de preparação por parte do profissional que irá conduzir a aeronave, seja pilotando aeronaves agrícolas, privadas ou comerciais.

Como se tornar um piloto de avião?

Para se tornar um piloto de avião o candidato deverá inicialmente se tornar um piloto privado, para isso é necessário realizar o curso de piloto privado em uma instituição de ensino da aviação devidamente reconhecida pela ANAC, realizar o exame de certificado médico aeronáutico, ser submetido a uma prova avaliativa após a conclusão do curso atingindo no mínimo 70% de aproveitamento e por último mas não menos importante, treinamento prático de voo de no mínimo 40 horas.

Aprovado em todos esses estágios o piloto se tonará um piloto privado, podendo conduzir aeronaves particulares, porém sem receber remuneração financeira para isso.

O próximo estágio da carreira do piloto é se tonar um piloto comercial, para isso o candidato deverá seguir basicamente os mesmos passos do processo de formação do piloto privado, porém o grau de dificuldade das avaliações aumenta, o conteúdo do curso de treinamento é mais amplo, e o treinamento prático é de no mínimo mais 100 horas de voo podendo variar de acordo com as habilitações inclusas.

Aprovado em todos esses estágios o piloto privado será certificado como piloto comercial, porém para poder atuar em grandes companhias aéreas é necessário possuir muitas horas de voo, então será necessário exercitar mais horas de voo em treinamento para poder chegar a cabine de um avião comercial de grandes companhias.

Como se tornar um piloto de avião agrícola?

O piloto agrícola é responsável pela aplicação de defensivos agrícolas em áreas de produção como lavouras, além disso também pode atuar no combate a incêndios florestais.

Para aqueles pilotos que desejam se tornar um piloto agrícola é importante saber que será necessário passar pelo mesmo processo que descrevemos no tópico anterior, ou seja obter a licença de piloto privado, seguida pela licença de piloto comercial.

Antes de se tornar um piloto agrícola será necessário acumular 370 horas de voo antes de realizar o curso de capacitação para pilotos agrícola, no curso os pilotos se aprofundarão em áreas como meteorologia e toxicologia por exemplo.

Além de obter as licenças de piloto privado e comercial, após concluir o curso o piloto agrícola será submetido a outras três avaliações aplicadas pela ANAC, e mais uma avaliação do Ministério da Agricultura.

Mercado para pilotos agrícola

Segundo a ANAC existem menos de 1.500 pilotos agrícola licenciados junto ao órgão, com o crescimento da produção agrícola em todo o país a demanda por profissionais devidamente certificados e com a experiência necessária para conduzir um avião agrícola tem crescido.

Inclusive o número de aeronaves agrícola registrados junto a ANAC supera o número de pilotos certificados, então a demanda de profissionais da área é real e tende a crescer a cada safra.

Gostou? Comente e compartilhe!

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.
Powered by