Quero ser comissário, o que preciso fazer?
fevereiro 5, 2020
Piloto Agrícola: Saiba como chegar à cabine de um avião agrícola
março 2, 2020

Curiosidades sobre os processos seletivos das companhias aéreas

Com o crescimento do mercado da aviação, cada vez mais pessoas tem se interessado em seguir carreira nesse setor.

Um dos mais promissores e exigentes processos seletivos onde muitos candidatos são pegos de surpresa, seja por perguntas inesperadas, ou por competências exigidas, o fato é que conhecer a dinâmica desses processos e se preparar com antecedência é a melhor opção para garantir uma boa performance.

Quais são as etapas do processo seletivo de uma companhia aérea?

Para se candidatar a vagas de emprego em grandes companhias aéreas o caminho a seguir é semelhante ao de outras empresas, sendo necessária a preparação e apresentação de um bom currículo.

O Candidato também será submetido a uma entrevista, dinâmicas de grupo e passará por alguns testes como: conhecimento técnico, proficiência em outros idiomas e psicotécnicos, tudo isso para comprovar os conhecimentos e habilidades necessários para o exercício da profissão, e por fim a realização de exames médicos.

Dicas importantes para se sair bem um processo seletivo de companhias aéreas

Esteja preparado para as etapas que listamos acima que são, currículo, entrevistas, dinâmicas, testes de avaliação, e exames médicos, pois são o padrão seguido pela maioria das companhias.

Porém além dessas etapas é necessário o candidato estar atento a outras questões importantes que também poderão garantir o seu sucesso no processo seletivo, confira abaixo:

  • Boa apresentação pessoal

No ramo da aviação a boa apresentação pessoal é essencial para todos os profissionais da área, então esteja sempre bem vestido, com os cabelos arrumados, unhas limpas, unhas devidamente feitas para mulheres, barba feita para homens, maquiagem e perfume leves e sutis, além de roupas formais e apropriadas, evite transparências, decotes, roupas apertadas entre outros.

  • Perfis em redes sociais

Tenha uma atenção especial ao seu perfil em redes sociais, as companhias áreas possuem a prática de avaliar o perfil de seus potenciais candidatos em redes sociais como Instagram, Facebook e principalmente Linkedin.

Garanta que suas postagens e informações de perfil sejam pontos positivos para você em um processo seletivo de companhias aéreas, e não o contrário.

  • Se preparando para a entrevista

Se organize ao máximo em relação ao dia e horário em que sua entrevista está agendada e chegue um pouco antes do horário previsto.

Seja sincero em suas colocações, não minta sobre habilidades técnicas e pessoais que não possui, mentiras são facilmente descobertas.

Estude sobre a companhia e sobre o cargo que está pleiteando com antecedência, e vá preparado para qualquer pergunta que possa ser feita relacionada aos mesmos.

Curiosidades sobre o que é permitido ou não em companhias aéreas

Trabalhar no segmento da aviação é um marco na carreira de qualquer profissional, pois é um dos segmentos de maior prestigio e valorização do mercado.

Justamente por todo esse prestígio as companhias cercam seus colaboradores com exigências dos mais variados tipos, confira abaixo algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre o que as companhias aéreas esperam de seus colaboradores.

  • Tatuagens

A maioria das empresas não se prendem mais a esse detalhe, afinal grande parte da população possui algum tipo de tatuagem, mas para atuar em uma companhia aérea a tatuagem não pode estar localizada em regiões visíveis do corpo, claro que você poderá utilizar maquiagem para camuflá-la, mas uma grande tatuagem em um local de alta visibilidade não soarão muito bem em um processo seletivo infelizmente.

  • Piercings

O mesmo vale para os piercings, que não são permitidos em regiões visíveis do corpo.

  • Penteados

As companhias também não permitem o uso de penteados extravagantes ou exóticos, e para os homens também não é permitido o uso de cabelos compridos.

  • Controle de peso

Algumas companhias aéreas também exigem que seus colaboradores estejam com o IMC dentro do padrão estabelecido conforme a altura de cada indivíduo, não é que as companhias queiram colaboradores de corpos malhados nem nada do tipo, mas a boa forma física é uma exigência para se atuar nesse setor.

Mesmo com todas essas exigências, é possível se preparar para cada uma delas com cursos específicos que preparam os candidatos para essas entrevistas. A Fly Eagle além de oferecer a preparação técnica também oferece os cursos de inglês específicos para pilotos ou comissários, além de aulas preparatórias que seguem as particularidades de cada companhia. Tudo isso para te ajudar a ter a melhor performance possível em um processo seletivo!

Open chat
Olá, seja bem-vindo em nosso site, fale conosco rapidamente através do WhatsApp.
Powered by